Não foi em vão o esforço de 50 camponeses de Corumbiara (RO), de terem vindo a Brasília para reivindicar pagamento de indenizações para familiares e vítimas do Massacre de Corumbiara. Ainda que o dinheiro não tenha sido pago, uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que se comprometeu a repassar o assunto ao presidente Lula. Por duas ocasiões, o Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (Codevise) foi recebido pelo senador Expedito Júnior (PR/RO), que se prontificou a ajudá-los.
O senador usou a tribuna do Senado para sensibilizar o Governo Federal sobre a necessidade de se pagar as indenizações. Expedito Júnior também citou a promessa do presidente Lula que, durante a campanha, há 12 anos, disse que indenizaria todas as vítimas e desapropriaria a Fazenda Santa Elina. A Voz do Brasil reproduziu a mensagem de Expedito Júnior, que pedia urgência no pagamento.
Integrantes do Codevise ligaram hoje para a assessoria do senador e comunicaram a audiência. Eles voltam hoje para Rondônia. Mas ainda estão no aguardo da confirmação do pedido de audiência com o presidente Lula, onde a bancada de Rondônia estaria presente. Eles só ficarão satisfeitos quando o Governo fizer o pagamento. Ainda não há data marcada para o encontro.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Expedito Junior defende Projeto de Lei para a criação de órgão que divide o Ibama
*
Senadores divergem sobre criação do Instituto Chico Mendes