Sedam reúne pescadores e Mesa para discutir impactos das usinas

Sedam reúne pescadores e Mesa para discutir impactos das usinas


Sedam reúne pescadores e Mesa para discutir impactos das usinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Pescadores da cachoeira do Teotônio participam de reunião com a Madeira Energia (Mesa) a fim de esclarecer dúvidas sobre os impactos das usinas nas comunidades ribeirinhas. Realizada na última semana na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a reunião, segundo a gerente de pesca, Cristina Denny, serviu para fazer as comunidades pesqueiras do Madeira se interarem sobre as alternativas que o consórcio energético deve propor para os moradores quando forem manejados para outra localidade. 
São as alternativas ainda não bem definidas pelo consórcio que preocupam as comunidades pesqueiras como diz o pescador Célio Lopes. “Queremos saber o que vai acontecer conosco, até hoje não vi nada de concreto ser feito”.  Lopes disse também que os pescadores vão cobrar projetos na área de pesca. “Esperamos que a Mesa apresente projetos para continuarmos pescando”, completa.
De acordo com a bióloga da Mesa, Nádia Faria, a negociação vai ser feita caso a caso com comunidades atingidas pelas Usinas. “Não existe um padrão para todo mundo o que vai ser visado é a necessidade de cada pessoa”. Nadia ilustrou que a negociação será feita em cima de um levantamento sócio econômico por meio de questionários “para caracterizar primeiro o objeto e depois fazer a preposição”.
A responsável pela aplicação dos questionários, Carolina Doria do Departamento de Biologia da Unir disse que a estatística pesqueira vai ser realizada com as comunidades do baixo e alto Madeira e deve começar daqui a um mês. “O questionário tem como intenção levantar a quantidade de peixes e espécies que estão sendo coletadas pelos pescadores. Será uma avaliação do estoque atual para permitir que daqui a dois ou três anos, após a implementação das hidrelétricas e da formação do reservatório possa se feita uma análise mais criteriosa sobre as comunidades pesqueiras”.
As reivindicações dos pescadores da Colônia Z-1 vão ser apresentadas a Sedam que deve articular uma nova reunião agora com todos os técnicos da Mesa. Participaram também da reunião; representantes da Seaps, Seagri e outras entidades ambientais.
 
 
Prefeitura de Candeias busca apoio de educação ambiental na Sedam
O Secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, recebeu na manhã da última sexta-feira (22), a visita do prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Vicente de Souza e do secretário de Administração Wilson Arteaga Filho. Na ocasião o prefeito pediu apoio da Sedam para os projetos de educação ambiental para o município.
De acordo com o prefeito, Candeias recebe um grande fluxo de turistas nos balneários e rios, advindos de Porto Velho e região.” Vamos realizar ações de educação ambiental objetivando conscientizar os visitantes quanto a destinação do lixo. Segundo ele, a colaboração da Sedam é imprescindível para o sucesso do trabalho.
 Brito elogiou a iniciativa, afirmando que a Sedam, através da equipe de educação ambiental, vai realizar um trabalho de conscientização aos turistas enfocando a importância de manter os rios limpos e livres da poluição.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS