FRASE DO DIA
“Quero informar ao plenário que o laudo sustenta minhas afirmações desde o inicio desse doloroso processo.” – Senador Renan Calheiros sobre o laudo da PF.
Pauta política de 01 a 10
01-Mania de perseguição:
Primeiro foi o governador Ivo Cassol. Dizendo-se perseguido pelo promotor Reginaldo, chegou ao cúmulo de dar uma entrevista coletiva no gabinete do presidente do TJ. Vá lá. Não se pode reclamar, já que o presidente do TJ aceitou. Fazer o que? Conviver com o estilo dos dois. Quando pensei que tivesse visto tudo em matéria de nada, vem agora o vivo “morto vivo” Melki Donadon e desanca o promotor Elicio de Almeida e Silva que segundo ele o persegue há 15 anos. O Melki deve vir a Porto Velho sábado pra a convenção do PMDB. Para sorte nossa o TJ vai estar fechado. Já pensou se a moda de promover coletivas na presidência do TJ pega...
02-Legião de anjos no banco dos réus:
Mais chato que jogo de baralho e mais comprido que dia de fome, começou ontem o julgamento dos mensaleiros. Vi alguma coisa, mas a estranha língua utilizada na corte – o juridiquês – funcionou como sonífero. Claro que os regiamente pagos, advogados de defesa partiram com unha e dentes contra o procurador Dr. Antonio e pelo que foi dito, um incauto pensaria estar em Rondônia, onde a justiça é acusada de perseguir probos políticos. A denúncia foi consistente dura, e pelo andar da carruagem, o STF vai mesmo aceitá-la. É o começo do fim do mensalão.
03-Estranhos no ninho:
O PMDB reúne-se sábado em Porto Velho para o encontro regional. Com asas aparadas e, ao que parece, sem conflito na agenda - coisa difícil - a turma do PMDB vai receber pela voz do todo-poderoso Raupp, as últimas dos acordos em Brasília. O PMDB seguindo a linha nacional de apoiamento mútuo vai juntar-se a candidatura à reeleição de Roberto Sobrinho e indicar o vice-prefeito. Duas estrelas daqui, Emerson Castro e Fernando Prado estarão contrastando com os apagados deputados Amauri dos Santos e o ex-quase--futuro líder do governo, Tiziu.
04-A turma da Anarc na mira do Jobim:
Com anos de magistratura nas costas, o ministro Jobim esperou o momento certo, acumulou provas e agora anunciou: vai abrir processo administrativo contra a tchurma da “Anarc”. Jobim quer pegar o esperto que utilizou um documento meia-boca para convencer a Justiça Federal a autorizar o pouso de aviões de grande porte, com pista molhada, lá em Congonhas. A juíza Cecília Marcondes, vetara esse tipo de pouso, mas a D. Denise Abreu acabou induzindo a juíza ao erro. Mentiu e vai para o trono, junto com o resto da “tchurma”. E é só o começo.
05-Fidelidade partidária ou adultério consentido:
Na contramão da Câmara, a CCJ do Senado aprovou ontem, por unanimidade, a emenda que prevê a perda do mandato de membros do Legislativo e do Executivo que se desliguem do partido pelo qual foram eleitos. Na Câmara, a proposta aprovada na semana passada, que ainda terá de ir ao Senado, estabelece regras rígidas para a fidelidade partidária, mas abre brechas para mudanças de partido no ano anterior às eleições e assegura a manutenção dos mandatos dos parlamentares que trocaram de legenda depois das eleições de 2006. Um rolo só
06-Bate cabeça, irmão bate cabeça:
A CEF é acusada pelo Ministério Público Federal de discriminar idosos ao limitar a 64 anos a idade máxima para adesão ao Programa de Arrendamento Residencial, voltado para famílias de baixa renda. A limitação da Caixa contraria a Constituição e o Estatuto do Idoso sancionado pelo presidente Lula em outubro de 2003, e que prevê a reserva de 3% das vagas dos conjuntos habitacionais do governo federal para brasileiros com mais de 60 anos. A Caixa é do mesmo governo que criou o estatuto e que destinou a moradia para os idosos. Vá entender...
07-Renan e seu labirinto:
Perícia feita pela PF nos documentos de Renan Calheiros pode complicar mais sua situação. O laudo mostra que, na tentativa de demonstrar que podia pagar pensão mensal de R$ 12 mil à “ex-gestante” e a “Maria do Calvário”, o sortudo pecuarista e multi-mídia apresentou contrato de empréstimo de R$ 178 mil com uma empresa do seu primo. Ocorre que o tal primo é acusado por seu ex-sócio oculto de ser “laranja” do Renan. O documento confirmando o empréstimo não consta de suas declarações de Imposto de Renda nem foi registrado em cartório. Que cipoal...
08-A “vorta da cabôca” Jurema:
Começou a fazer o caminho de volta, o ex-ministro Palocci. Constante interlocutor do PSDB, foi guindado por indicação do Planalto e para gáudio da oposição, ao posto de relator da CPMF na Câmara. E já começa agradando a gregos e troianos, marcando um tento com a oposição. Como noticiei antes, um acordo PT/PSDB está em andamento para aprovação da matéria e por “coincidência”, Palocci admite uma redução da alíquota para 0,20%. Número igual ao proposto pelos tucanos. Os democratas estrilaram e Artur Virgílio disparou: “O PSDB não é filial do DEM”
09-Bisbilhotando juízes:
Consultados informalmente, alguns ministros do STJ estão dispostos a aceitar o convite para falar sobre os grampos ilegais no STF. São cinco os ministros que serão chamados a comparecer à comissão: Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Brito, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence, aposentado desde a semana passada. Em declarações ao repórter Policarpo Junior da Veja, todos disseram suspeitar que seus telefones podem estar grampeados. Alguns disseram crer que o crime esteja sendo praticado por policiais federais.
10-Para não esquecer do Renan:
Renan será ouvido hoje pelos três relatores do Conselho de Ética: Renato Casagrande, Marisa Serrano e Almeida Lima. Como manda a tradição republicana do Senado, tudo será feito às claras, em depoimento a portas fechadas, bem longe das lentes da TV Câmara. Para quinta feira próxima, está prevista a votação do relatório que irá sugerir o arquivamento do Renangate ou o encaminhamento ao plenário do Senado de um pedido de cassação do senador. Ontem foi o dia de escolher as fotografias da ex-gestante, mãe da “Maria do Calvário”, antes que a turma do Photoshop da Playboy entre em ação. Os meninos que riscam azulejos estão ouriçados.
PVH: 23/08/07
Contato: leoladeia@hotmail.com
*
VEJA EDIÇÃO ANTERIOR:
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia
*
POLÍTICA & MURUPI - Por Léo Ladeia