Grupo de Geoprecessamento da Ulbra em Diretório nacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O curso de Sistemas de Informação do Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA de Porto Velho consegue mais uma conquista, desta vez
Conforme o Prof. Luis Fernando Bueno, coordenador do grupo, “a inserção do grupo no diretório e a certificação por parte da Instituição, atesta a seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe”. Ainda segundo o Professor, “o cadastro no Diretório de Grupo de Pesquisa no Brasil contribui para a divulgação dos bons trabalhos do Grupo de Geoprocessamento do ILES/ULBRA”, conclui. O cadastro do CNPq pode ser acessado livremente pela Internet. No registro do Grupo de Geoprocessamento foram especificadas duas linhas de pesquisa: Tecnologias de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas.
A linha de pesquisa Tecnologias de Geoprocessamento objetiva pesquisar e analisar as técnicas, metodologias, normatizações, componentes e requisitos para a implantação de infra-estrutura para armazenamento e distribuição de dados espaciais. As tecnologias de banco de dados espaciais envolvendo a modelagem de dados e a construção de bases de dados. E por último a análise e interpretação da aplicação da tecnologia de geoprocessamento para a resolução de problemas no cenário regional, estadual e nacional. Já a linha de pesquisa Sistemas de Informações Geográficas prevê a pesquisa, análise, interpretação de sistemas de informação geográficas na totalidade do seu uso.
O grupo vem se destacando no que diz respeito à divulgação da tecnologia de Geoprocessamento. Desde o ano passado a equipe apresenta suas produções em congressos nacionais e internacionais, além de ter oferecido cursos de capacitação para acadêmicos e profissionais de órgãos parceiros. Além disso, as duas edições do Seminário de Geoprocessamento do ILES/ULBRA reuniram acadêmicos e profissionais vindos de todo o Estado de Rondônia e palestrantes reconhecidos em sua área de atuação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!