O curso de Jornalismo a ser ministrado pela Universidade Federal de Rondônia em Porto Velho está cada vez mais próximo. Essa é a opinião dos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor) que participaram, na manhã de ontem, de um encontro no auditório da Unir Centro com parte da bancada federal.
No encontro, foi discutido com os deputados e senador Valdir Raupp, além do reitor José Januário, e professores da Unir, o projeto Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que visa ampliar a estrutura e material humano também na Unir.
O presidente do Sinjor, Marcos Grutzmacher, voltou a elogiar o empenho do reitor José Januário que, através da atuação da bancada federal, tem buscado ampliar a estrutura da universidade federal e, neste contexto, também insere a extensão do curso de Jornalismo para a Capital. Posto isso, ele alertou:
“A grande maioria dos jornalistas de Rondônia é de provisionados e quando a primeira turma formada na cidade tiver seu curso reconhecido, muitas destas pessoas deverão sair do mercado de trabalho. A profissão é bonita, mas o salário não é justo. Portanto, muitos destes colegas não tem como pagar uma faculdade particular para se adequarem à lei. O curso de Jornalismo na Unir de Porto Velho é a única chance que essas pessoas terão para não serem expulsos de uma profissão que eles tomaram como vida há 20 ou 30 anos”, discursou Grutzmacher.
*
VEJA TAMBÉM:
*
UNIR anuncia extensão do curso de Jornalismo em Porto Velho
*
Curso de Jornalismo na capital deve entrar na pauta do Reuni