O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor José Januário Amaral visitou o Hospital de Base, na última terça-feira (14), onde foi recebido pelo diretor geral Amado Rahhal e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Durante a visita, o assunto tratado foi à firmação de mais parcerias entre a Unir e o HB para que a unidade hospitalar continue servindo de instituição de estágio.
“Com a implantação da tele medicina, parcerias entre o Ministério da Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, os estudantes de medicina com certeza terão muito mais aproveitamento”, declara Rahhal.
O reitor da Unir falou da necessidade de mudanças, adaptações físicas para a parceria entre o Governo Federal e o principal hospital do Estado.
“É meta do governo do Estado, modernizar em definitivo todo o sistema de saúde”, completou Amado.
Isso significa segundo o diretor do HB, a manutenção do mais alto padrão de ensino científico e tecnológico.
“Com os meios virtuais disponíveis, não justifica se produzir médicos com padrões de conhecimento inferiores aos das grandes escolas de medicina, existentes, no Brasil e no mundo, se essas mesmas instituições estão lincadas na internet e colocam a disposição do mundo, os novos e modernos conhecimentos produzidos nas mais altas camadas de pesquisadores existentes”, explica.
“O Hospital de Base, por determinação do governador Ivo Cassol, já vem se preparando há muito tempo para ser um hospital de ensino superior. As exigências do Ministério da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia serão atendidas para que a nossa comunidade de alunos, pesquisadores e médicos, possam fazer em Rondônia, uma medicina de ponta”, acrescentou o secretário de Saúde Milton.
“Fazer uma boa saúde pública, além de ser uma obrigação constitucional do Estado, demonstra sensibilidade e inteligência dos governantes, que cuidam bem da saúde de seus cidadãos”, finalizou Amado.
*
VEJA TAMBÉM:
*
MICHAEL MARTIN - Ilusionista espanhol apresenta o espetáculo “Cruza el Mistério” no Teatro do 1 do Sesc
*
ENTREVISTA & CRÍTICA - “Quilombagem” é apresentado ao público - Por: Humberto Oliveira