São Felipe realiza encontro com gestantes para discutir sobre o aleitamento materno

São Felipe realiza encontro com gestantes para discutir sobre o aleitamento materno

São Felipe realiza encontro com gestantes para discutir sobre o aleitamento materno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O município de São Felipe do Oeste realizou nesta segunda (11) no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), um encontro com gestantes, para discutir o tema nacional de incentivo ao aleitamento materno. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio da Secretaria de Ação Social e de agentes comunitários de saúde. Aproximadamente 30 mulheres participaram do encontro.

 

 

Este ano a campanha tem como lema “Nada mais importante que apoiar a amamentação”. Assuntos como o pré-natal, parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido e a psicologia da gestante, foram ressaltados através de palestras e dinâmicas.  

 

Em São Felipe, as palestrantes do encontro foram as enfermeiras Keila, Joselane e Nádia, a assistente social Albertina e a psicóloga Lílian. A técnica de enfermagem Camila realizou exercícios de alongamento para melhorar o alto astral das mulheres que participaram do encontro. O evento recebeu o apoio das agentes comunitárias de saúde Sandra, Nivalda e Lucimar e da Vera, secretária do PAIF.


Orientação

A amamentação exclusiva é segura porque disponibiliza a criança o único alimento capaz de evitar contaminações e infecções. É saudável porque atende às necessidades e peculiaridades das crianças nos primeiros anos de vida, além de ajudar no tratamento de doenças. E é sustentável porque a produção de leite materno não polui o meio ambiente e, a princípio, é produzida pela mãe em quantidade que satisfaz a demanda do filho.

 

O Ministério da Saúde recomenda, além da amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê, a amamentação total do leite materno complementado com alimentos adequados à idade até os dois anos ou mais.

 

Cuidado

Se a mãe precisar retornar a sua atividade profissional, ela pode congelar o seu leite e dessa maneira não precisará recorrer ao leite industrializado. O leite materno pode ser guardado a geladeira por até 48 horas ou congelado por até três meses. “Para descongelar, o leite deve ser mantido na geladeira ou em água corrente morna. Não deve deixá-lo em temperatura ambiente nem esquentá-lo no fogão ou microondas”, explica a nutricionista Cristina Martins. Ela também ressalta que quando a mãe estiver com o bebê, deve aproveitar para amamentá-lo no seio.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS