Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acre - Feira do Pirarucu começa nesta sexta-feira
A segunda edição da Feira de Pirarucu manejado acontece no período de 15 a 17 de agosto, em Manoel Urbano, no Acre. O evento é realizado em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, Ong WWF, prefeitura de Manuel Urbano e pelo grupo de pescadores.
A expectativa dos organizadores é de pelo menos três mil pessoas participem do evento. No ano passado foram comercializadas mais de uma tonelada do produto durante os dias de festival. Atualmente mais de 200 famílias são beneficiadas indiretamente com a preservação do lago e manutenção da espécie na região.
Para 2008 a novidade será a exposição e comercialização de peças de artesanato que utilizam como matéria-prima as escamas extraídas do pirarucu. As famílias envolvidas com o manejo participaram de um curso para aprender a trabalhar com o material.
O projeto Manejo Participativo do Pirarucu começou a ser desenvolvido em 2002 e já alcançou resultados satisfatórios, como o aumento dos estoques do peixe nos lagos manejados e também a expansão do projeto para as micro bacias hidrográfica dos rios Envira e Tarauacá.
fonte: Agência de notícia do Acre
Amazonas - Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil termina na sexta-feira
O prazo para vacinação da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) termina na sexta-feira, 15. As crianças que ainda não tomaram a segunda dose das gotinhas contra a Paralisia Infantil devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Básica de Saúde de Pronto Atendimento (UBS/PA).
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar 178.277 crianças em Manaus. Até agora, 155.092 crianças foram vacinadas, o que corresponde a 87% da meta estabelecida pelo MS. A primeira etapa da campanha, realizada em junho, alcançou 97,47% da população da faixa etária indicada.
Todas as crianças nesta faixa etária precisam ser vacinadas, tendo ou não tomado as primeiras doses aos dois, quatro e seis meses e a dose de reforço aos 15 meses de vida.
"A vacina contra a Poliomielite é considerada pela OMS a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Por isso, mesmo aquelas crianças que não tomaram a primeira dose, em junho, também devem se vacinar, pois o objetivo da campanha é garantir que a doença permaneça erradicada no Brasil", lembrou Leida Sena, chefe da Divisão de Imunizações (Dimun) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Sobre a doença
O quadro clássico da Poliomielite é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar à paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.
Todos os doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de vírus infeccioso nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do indivíduo.
Roraima- Índios fazem manifestação em Roraima
Índios a favor da demarcação em área contínua na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, fizeram uma manifestação em Boa Vista, nesta quarta-feira (13). O decreto de homologação deve ser julgado no dia 27 de agosto, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Representantes de vários movimentos sociais participam da campanha, organizada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR). Índios de várias etnias prestaram apoio aos povos que ocupam a reserva.
Segundo os indígenas, a campanha em favor da demarcação em área contínua da reserva deve continuar até a decisão do STF.
Fonte: G1
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!