PREVISÃO DO TEMPO: - Décima friagem chega com vento forte a Rondônia

PREVISÃO DO TEMPO: - Décima friagem chega com vento forte a Rondônia

PREVISÃO DO TEMPO: - Décima friagem chega com vento forte a Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O décimo fenômeno da friagem de 2007 entra em Rondônia despercebido pela queda de temperatura no período da tarde, mas o vento forte de sul indica que o tempo já virou em grande parte das cidades. No próximo final de semana teremos a possibilidade de um outro evento de frio, muito mais intenso que os últimos no sul da Amazônia. Daniel Panobianco - Eis o que nenhum modelo de previsão numérica enfocava até a manhã de hoje: Friagem no sul da Região Norte. A potente onda de calor que domina as condições atmosféricas estava impedindo o avanço do ramo frio para latitudes menores e por isso, a previsão de frio durante a próxima madrugada nem era cogitada por muitos. No inicio da semana, quando ainda falávamos da nona friagem no blog De olho no tempo – Rondônia, a percepção de uma possível friagem no final de semana já era vista com bons olhos, embora a distância de confirmação de fato do fenômeno não fosse possível naquele momento. Com base em dados atuais, o indicativo já de uma nova incursão de ar frio no sul de Rondônia. Os ventos sopram forte e constantemente do quadrante sul, com intensidade de até 35 km/h nas regiões de Cacoal, Ji-Paraná e Costa Marques. Esse vento forte, assim como também foi alertado em outra nota nesta sexta-feira, com referência às queimadas nas Unidades de Conservação de Rondônia, ajuda a propagar os focos de incêndios já existentes. A frente-fria entra, mas totalmente seca, sem nenhuma nuvem carregada no céu. Isso de certa forma nem chega a levar na crença de friagem, mas com base em dados técnicos dos institutos, um ligeiro aumento na pressão atmosférica, mudança de escoamento e intensidade dos ventos nos níveis mais baixos e queda de temperatura, nem que seja somente durante a madrugada, já indica a presença de uma incursão fria na região sim. A última avaliação sinótica do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP, enfoca claramente na penetração do ramo frio sob solo rondoniense e logo atrás, a entrada do ar mais frio e seco. Na madrugada deste domingo, as mínimas previstas paras as principais cidades do Estado são de: Porto Velho: 18°C Guajará-Mirim: 16°C Ariquemes: 16°C Jaru: 16°C Ji-Paraná: 16°C Cacoal: 16° Rolim de Moura: 15°C Vilhena: 14°C Para o próximo final de semana, mais precisamente entre sexta-feira e domingo, as recentes saídas dos modelos numéricos – ainda que muito distantes – já sugerem a entrada de uma forte onda de frio totalmente continental na América do Sul, o que levaria, portanto, na idéia de uma outra friagem, a 11a do ano em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS