Idosos poderão escolher assentos em viagens gratuitas

Idosos poderão escolher assentos em viagens gratuitas

Idosos poderão escolher assentos em viagens gratuitas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Proposta aprovada nesta quarta-feira (13), pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa, pretende garantir aos idosos que viajam de graça em ônibus interestaduais - por mérito do Estatuto do Idoso - o direito de escolher o assento em que farão o percurso. A matéria (PLS 596/07) foi relatada pelo senador Flávio Arns (PT-PR) e é de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO).

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) garante aos idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos duas vagas gratuitas no sistema de transporte coletivo interestadual por viagem e também o desconto de 50% no valor das passagens quando as duas vagas gratuitas já estiverem ocupadas por outros idosos. Na justificação da proposta, Expedito Júnior afirma que as empresas reservam para os idosos os piores assentos, aqueles atrás do banco do motorista.

O relator, por sua vez, destacou o respeito que os idosos merecem:
- Garantir os direitos dos idosos no Brasil é um assunto de grande relevância para uma parcela da população que já contribuiu com seu trabalho para o desenvolvimento do país e que, agora, deve merecer da sociedade respeito e apoio no exercício de seus legítimos direitos - afirmou Flávio Arns.

A CDH aprovou ainda parecer do senador José Nery (PSOL-PA) pelo arquivamento da proposição apresentada pelos cidadãos José Marques Ferreira e Cleusa Maria Ferreira, pedindo a instauração de procedimento para apurar transgressões praticadas pelo governo do Pará contra os direitos humanos, o direito à vida, à propriedade privada, à privacidade e à integridade física, por ocasião da ocupação da Fazenda São Marcos, em Parauapebas, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em abril de 2007. José Nery pediu o arquivamento da proposta diante do fato de o conflito agrário ter sido resolvido de maneira pacífica.

A pedido do relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), na mesma reunião foi retirada de pauta proposta (PLS 227/08) apresentada pela senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que define práticas preventivas nos cuidados com a saúde e estabelece normas para atendimento médico de crianças e adolescentes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O relator havia sugerido a rejeição da matéria, mas afirmou ter buscado mais informações e ter reconhecido a importância da proposta. Por isso, apresentará novo relatório, desta vez favorável ao projeto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS