CNPq contempla acadêmica de Biomedicina da Fimca com bolsa de iniciação científica

CNPq contempla acadêmica de Biomedicina da Fimca com bolsa de iniciação científica

CNPq contempla acadêmica de Biomedicina da Fimca com bolsa de iniciação científica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
A acadêmica do quarto período do Curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Maiara Moreira Mendes foi contemplada com uma bolsa de iniciativa científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Primeiro a acadêmica havia ganhado um bolsa de substituição de apenas três meses, mas devido à ótima apresentação que Maiara fez do seu trabalho intitulado “Análise epidemiológica molecular de ecoviroses nos distritos da ponta do Abunã e Porto Velho” o CNPq lhe concedeu uma bolsa de iniciação científica com duração de um ano e nove meses.
 
Maiara que estagia no laboratório de Virologia do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM/RO) explica que o projeto foi desenvolvido juntamente com o professor Weber Cheli Batista, docente do Curso de Biomedicina da FIMCA e outros pesquisadores do laboratório.
 
Professor Weber enfatiza que o trabalho é de vigilância Epidemiológica tentando descobrir novos vírus que adentram o Estado tanto pela BR 364 quanto pela BR 319 assim como outras viroses que são ditas “emergentes”, que são viroses que já tiveram a sua passagem por Rondônia e depois desapareceram, mas que aos poucos estão emergindo novamente. “Aqui no Estado já isolamos vários genótipos diferentes do vírus da dengue 3 que vem causar uma sematologia diferenciada nos pacientes de Dengue”.
 

De acordo com o professor Weber Cheli Batista, do Curso de Biomedicina da FIMCA o CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes. As bolsas são divididas em duas categorias principais: bolsas individuais no país e no exterior, e bolsas por quota.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS