Universitários apresentam projeto para divulgação de dados sobre criminalidade na internet

Universitários apresentam projeto para divulgação de dados sobre criminalidade na internet

Universitários apresentam projeto para divulgação de dados sobre criminalidade na internet

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudantes do Curso de Informática da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) apresentaram nesta segunda-feira (6), os trabalhos desenvolvidos há três meses para divulgação de dados sobre a criminalidade na Internet, no portal do Ministério Público de Rondônia (www.mp.ro.gov.br), com a utilização de técnicas de geoprocessamento. O trabalho é resultado de um convênio assinado entre o Ministério Público de Rondônia, o Centro Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e a Ulbra. O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, disse que as ferramentas criadas pelos estudantes da Ulbra vão permitir ao Ministério Público de Rondônia ter um perfil mais detalhado das causas da criminalidade em Porto Velho, por exemplo, podendo assim interagir com a Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) e sobre as políticas de segurança pública que podem ser adotadas com a interposição do MP. “O Ministério Público tem interesse em continuar com essa parceria com a Ulbra. Acreditamos que estamos no caminho certo e vamos disponibilizar os dados que podemos 'espacializar' essas informações”, afirmou. O Procurador-Geral de Justiça disse ainda que o Tribunal de Justiça de Rondônia também deve colaborar, já que conhece o que o Ministério Público quer com esse trabalho. O professor Luiz Fernando, da Ulbra, explicou que o trabalho foi iniciado com nove estagiários da área de informática, que foram treinados e capacitados, tendo em vista que nunca haviam trabalhado com geoprocessamento. Ele acrescentou que será importante uma integração dos estagiários que participam do projeto com a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informática do MP, além da implementação das ferramentas desenvolvidas por eles no site oficial da Instituição. Uma nova reunião foi marcada para o dia 20, na sala de reunião da Procuradoria-Geral de Justiça, na qual serão detalhadas as ferramentas já desenvolvidas pelos estagiários. Participaram da reunião o Subprocurador-Geral de Justiça, Procurador de Justiça Ivo Benitez; o Secretário-Geral, Promotor de Justiça Jesualdo Eurípedes Leiva de Farias; o Coordenador de Planejamento e Gestão, Promotor Marcos Tessila; o Diretor de Tecnologia da Informação, William Sérgio Azevedo; a Coordenadora de Operações do Sipam, Amélia Afonso, e o Chefe da Divisão de Sistematização de Informação do Sipam, Luiz Gilberto. *VEJA TAMBÉM: * Estudantes que não participaram do Enade podem regularizar situação este ano * Estado prepara mais quatro concursos públicos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS