O Governo de Rondônia entregou na manhã desta sexta-feira (03) à Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho 43 kits contendo bolas esportivas, redes, bandeira nacional e jogos de xadrez que deverão ser distribuídos a 43 escolas contempladas pelo Programa Pintando a Liberdade do Ministério do Esporte. Ao todo são 2.623 itens, onde as bolas e redes foram fabricadas pelos apenados da Fábrica de bolas e Ateliê de Costura que estão instalados na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro na Capital.
Cada kit contém: 01 bandeira nacional; 04 bolas de basquete; 15 bolas de futebol de campo; 04 bolas de futsal; 02 bolas de handebol; 09 bolas de vôlei, 25 jogos de xadrez; e 01 rede de vôlei.
Na solenidade de entrega estiveram presentes o gerente do Sistema Penitenciário, Paulo Kakionis, que esteve representando o secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Ferro, o coordenador técnico do Programa Pintando a Liberdade, Cláudio Franklin, a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa e diversos diretores de escola.
Na ocasião, Kakionis destacou o papel social do Programa que existe desde 1999 no sistema prisional de Rondônia em parceria com o Governo Federal. “Mais de três mil apenados já passaram pelo Programa que ajuda na reinserção social daqueles que estão privados de liberdade”, declarou.
Já as representantes do município, Lucilene e Efifânia, reconheceram o valor do Programa para os projetos e atividades esportivas desenvolvidas pela Prefeitura nas escolas municipais. “É de grande ajuda esse material para atender o anseio das várias crianças que são atendidas pela Semed, no que tange à inclusão social através do esporte”, enfatizou a primeira dama.
O Programa Pintando a Liberdade é uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Esporte, onde beneficia diretamente os apenados que trabalham na confecção das bolas esportivas e, principalmente, os alunos das escolas estaduais e municipais de todo o estado.