Empresários e empreendedores da rua Jatuarana, na zona sul de Porto Velho (RO), participantes do projeto Varejo em Movimento de Rondônia, terão entre os dias 13 e 17 de agosto o curso “Impostos e Encargos Sociais nas MPE Varejistas”. A informação é do gestor do projeto no Sebrae, Elton Parente.
O curso será realizado em função de uma demanda espontânea dos empresários, que identificaram a necessidade para aprimorar o desempenho de seus empreendimentos.
O objetivo do curso será orientar o público-alvo sobre as formas de tributação e seus reflexos no faturamento da empresa, levando-os a compreender os cálculos e fazer a opção pela forma mais adequada à situação de seu negócio, inclusive sobre o enquadramento no Supersimples, já em vigor.
Através de exposição dialogada, apresentações teóricas e práticas com exercícios vivenciais no ambiente de aprendizagem – no Senac Cidadão, à rua Jatuarana, nº. 4056, bairro Jardim Eldorado, das 19h às 22h – o curso será ministrado pelo consultor João Marcos Machado de França.
Agenda
A agenda com programação do curso apresentará às micro e pequenas empresas do projeto, que contempla também as empresas situadas nas ruas José Amador dos Reis, Plácido de Castro e Alexandre Guimarães, pontos como tipos societários (finalidade e classificação), esferas tributárias (federal, estaduais e municipais), formas de tributação (lucro presumido, real e arbitrado, forma de prazo e pagamento). Enquadramento tributário do Simples (vantagens do Simples, impostos e contribuições nele incluídos, quem por ele não pode optar e forma e prazo de pagamento), agenda tributária (obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias) e encargos sociais (INSS e FGTS e formas e prazos de pagamentos).
São parceiros do Sebrae no projeto a Caixa Econômica Federal, o governo federal, Banco do Brasil, Federação do Comércio, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, prefeitura de Porto Velho, Câmara de Dirigentes Lojistas, Organização dos Empresários da Zona Sul e Organização dos Empresários e Parceiros da Zona Leste.