QUEIMADA - Fogo destrói 12 alqueires de um sítio na área rural de Ji-Paraná - Veja foto

QUEIMADA - Fogo destrói 12 alqueires de um sítio na área rural de Ji-Paraná - Veja foto

QUEIMADA - Fogo destrói 12 alqueires de um sítio na área rural de Ji-Paraná - Veja foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste domingo (22), em meio a discussão sobre os valores da terra e da água, na 8ª Romaria da Terra e das Águas em Ji-Paraná (RO) um incêndio destruiu um sítio de 12 alqueires na área rural da cidade. Por volta da uma hora da tarde o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos proprietários que foram avisados por visinhos. Élson Queiroz, dono do sítio, mora na cidade com a família e trabalha no seu sítio. O local fica a dois quilômetros do município, na região do bairro Parque São Pedro. Suspeita-se de um incêndio criminoso, não há indícios mas o caso será registrado no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Ji-Paraná. No local havia 44 cabeças de gado, todos foram isolados do fogo com ajuda de visinhos. Esta é a primeira vez que acontece esse tipo de acidente na propriedade. Para Élson Queiroz a dificuldade agora é provar que o incêndio foi criminoso e que não foi causado por ele. "Tenho um colega que foi registrar ocorrência no IBAMA porque um menino colocou fogo no sítio dele. O pessoal lá não acreditou e falou que era ele que tinha queimado. Mas é difícil, como a gente vai querer destruir o que é nosso sustento? É muito triste ver o que é da gente pegando fogo assim", finalizou. O Corpo de Bombeiros chegou 15 minutos depois da solicitação. O caminhão entrou no pasto depois de cortarem a cerca e chegou perto do fogo. "A maior dificuldade é a fumaça, está ventando muito, além de não ver nada sufoca a gente", disse um dos bombeiros tentando apagar um pouco das chamas que já destruía praticamente toda a área. Conseqüências das Queimadas Além dos danos ambientais, os prejuízos com o fogo alcançam cifras que sensibilizam não só os ambientalistas, mas proprietários e governo. Anualmente perdem-se US$ 100 milhões com pasto danificado pelas queimadas. Na Região Amazônica vivem mais de 600 mil famílias que plantam usando o sistema de corte e queima de vegetação, mas o fogo se transforma em problema quando ocorrem as queimadas acidentais. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) mostrou que metade dos incêndios é provocada por queimadas acidentais. *VEJA TAMBÉM: * Fonoaudiologia da São Lucas tem trabalhos aprovados para Congresso Internacional * Ação de Saúde atende presos da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo em Porto Velho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS