Em reunião realizada nesta quinta-feira (20/07), entre o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO), Itamar Ferreira, e o presidente da Associação dos Servidores do Ibama (ASIBAMA), Alan Nascimento Maynhone, foi debatido a gravíssima situação dos servidores, que após exercer seu direito constitucional de greve, estão com os salários do mês de julho suspensos.
Em contato com o diretor da Confederação Nacional dos Servidores Federais (Condsef), Edison Cardoni, obteve-se a informação de que nesta sexta-feira (20/07), haverá uma reunião com o Ministro do Planejamento para se tratar da situação da greve. Será defendido que seja assegurado o pagamento deste mês, para haver negociação. Cardoni acredita que “há tempo para suspender o corte de julho”.
A CUT-RO está solicitando da bancada federal de Rondônia que atue no sentido de impedir o desconto dos dias parados, junto ao Ministério do Planejamento e do Meio Ambiente. Para o presidente da CUT-RO, Itamar Ferreira, “esta questão é importante para todo o movimento sindical que deve apoiar os grevistas do IBAMA e lutar pela revogação desse procedimento do Governo Federal”.