Foto/legenda: Última Romaria que aconteceu em Ji-Paraná ano passado reuniu mais de 13 mil pessoas***
Na manhã desta quinta-feira (19) a imprensa esteve reunida para uma coletiva na Cúria Diocesana em Ji-Paraná. O assunto foi divulgar e esclarecer dúvidas sobre a 8ª Romaria da Terra e das Águas que está marcada para acontecer no próximo domingo (22/07) em Ji-Paraná.
O evento é organizado pela CPT, Comissão Pastoral da Terra (ligada à CNBB "Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com apoio da IECLB "Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Diocese de Ji-Paraná e várias outras entidades.
Segundo Roseli Maria Magadanz, representante da CPT em Rondônia, o tema que será abordado é "Vida e Missão neste chão" e o Lema "Os pobres possuirão a terra" (Sl. 37,11). "A terra está sofrendo muito com os impactos ambientais, com as conseqüências da ação humana, então esse tema é muito pertinente. Convidamos a todos para que possa refletir e participar com a gente", finalizou Roseli.
Também esteve presente na coletiva o Bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, que ressaltou a valor do evento para comunidade. "Esta Romaria é muito importante, deveria acontecer em outras cidades, não só aqui em Ji-Paraná, para que o povo possa reivindicar seus direitos", afirmou Dom Bruno.
Esta já é a 8ª Romaria, a primeira aconteceu em 1987 também em Ji-Paraná. Cidades como Porto Velho, Jaru, Nova União já foram palco das reivindicações que a cada edição aborda um novo tema. A Romaria da Terra é um ato religioso ecumênico realizado para celebrar a fé no Deus da Terra e das Águas.
Estão sendo esperadas mais de sete mil pessoas no evento. A Romaria que mais reuniu pessoas foi em 2001, 15 mil pessoas participaram da caminhada e celebração no assentamento Palmares na cidade de Nova União.
Segundo o Pastor Luterano Mauri Magedanz esta não é primeira vez que a igreja Luterana se une a Católica para refletir e reivindicar temas em Romarias. "Estar na Romaria é acima de tudo uma benção e por outro lado uma questão de fidelidade doutrinária da igreja. E sem sombra de dúvidas uma oportunidade ímpar de anunciar e divulgar pro povo da região que precisamos urgentemente demonstrar como igreja que nós temos a unidade em torno de questões essenciais para a vida", disse Pastor Mauri.
"É buscando o fortalecimento da agricultura familiar e das águas, porque a nossa igreja e as outras denominações que participam deste evento estão preocupadas com o meio ambiente, estamos fazendo esse apelo e mostrando nessa caminhada e nesse dia de reflexão que devemos preservar o meio ambiente", ressaltou Edson Fieni, administrador da Diocese de Ji-Paraná.
A Romaria terá a concentração às 08 horas da manhã entre as Ruas Pe. Adolfo Rohl e Mato Grosso, bairro Casa Preta, onde os fiéis sairão em caminhada rumo ao Centro Diocesano de Formação, onde terá apresentações artísticas e celebração.