Na manhã desta quarta-feira (18), o secretario da Sedam - Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore, o gerente executivo do Ibama, Osvaldo Pittaluga e representantes do Ministério do Meio Ambiente, se reuniram no gabinete do órgão ambiental do Estado para organizar a realização da 3ª conferência do Meio ambiente.
O objetivo da conferência é debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas e contribuir para disseminar o conhecimento técnico - cientifico e político relativo, identificando soluções para sua mitigação e adaptação. O tema ganhou destaque após divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) que culpa a ação do homem pelo aquecimento global e prevê um cenário de catástrofe ambiental.
As mudanças climáticas são um dos principais desafios do Brasil no século XXI e devemos enfrentá-lo desde já, disse Augustinho Pastore. Ações mobilizadoras como esta Conferência são importantes instrumentos de educação ambiental para os cidadãos se apropriarem dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades na construção de uma sociedade sustentável. Pastore ressaltou ainda, os trabalhos educativos desenvolvidos pela Sedam com intuito de preservar o meio ambiente.
Na reunião, ficou decidido que os prefeitos serão convidados para participar do evento. O congresso será dividido em fase municipal e estadual. Nas cidades acontece por volta de outubro e a conferência regional prevista para os dias 16, 17 e 18 de novembro.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Palestra destaca importância da granelização do leite em Rondônia
*
Rondônia terá centro de referência de energia renovável