Amazonas - Sistema de Gestão Ambiental moderniza o controle de recursos naturais
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizam hoje (13), às 9h uma reunião para dar início ao processo de implantação do primeiro Sistema de Gestão Ambiental Pública do Amazonas (SIGAM). O objetivo da criação e implantação do sistema é modernizar e agilizar os procedimentos de Gestão Ambiental do Estado.
O sistema será uma das ferramentas de controle do uso dos recursos da floresta, dentro do contexto da política de mudanças climáticas lançada pelo governador Eduardo Braga, no último dia 5 de junho. Além disso, deve se tornar uma ferramenta útil para os empreendedores monitorarem o andamento dos processos ambientais a que estão submetidos.
A iniciativa se desenvolveu a partir da necessidade de instituir um sistema de informação ambiental eficiente para o controle dos processos e, ao mesmo tempo, garantir aos empreendedores a segurança de que os processos estão devidamente encaminhados para a Instituição responsável pela concessão das licenças ambientais.
O investimento para a instalação do sistema é 800 mil reais, em parte, proveniente do Projeto de Gestão Ambiental Integrado (PGAI), e destinado à compra de equipamentos e contratação de consultoria. Quando o sistema estiver em funcionamento o licitante pode acompanhar o processo através do site do Ipaam. O sistema fornecerá login e senha pessoal para o acesso direto ao andamento do processo.
A previsão é de que no primeiro semestre de 2008 o sistema está em pleno funcionamento e à disposição dos usuários. Nesse período o sistema estará sendo desenvolvido no Ipaam para que os técnicos da instituição se familiarizem com a linguagem Sigam.