Foi liberado na tarde de hoje (11/07) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) as obras de duplicação da BR-364 entre o município de Candeias do Jamari e o campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Uma parte das obras já havia sido realizada, mas os trabalhos da CAMTER, empreiteira vencedora da licitação, estavam paralisados desde o início do ano.
O TCU suspeitou de majoração de preço fora de mercado.
O deputado federal Lindomar Garçom (PV-RO) e o senador Expedito Junior (PR-RO) foram ao Tribunal de Contas da União solucionar o problema porque corria o risco de perder inclusive os trechos de asfaltamento que estão em fase de conclusão da rodovia.
O deputado federal chegou a promover uma audiência pública em Porto Velho, trazendo inclusive técnicos do TCU para falar a respeito do assunto. Garçom frisou a necessidade da retomada urgente das obras, citando o exemplo da ponte sobre o Rio Candeias, ponto de referência de inúmeros acidentes já registrados. Segundo ele a estrutura em concreto da ponte ameaça ruir e cair em razão do grande tráfego de veículos.
“Foi uma luta nossa e do senador Expedito Junior. Agora as obras estão liberadas para sua conclusão. Não poderíamos permitir que a duplicação se tornasse mais um elefante branco”, explicou o parlamentar federal.
O ministro Augusto Nardes deu o parecer favorável no TCU.
*
VEJA TAMBÉM:
*
TCU multa ex-prefeito de Colorado do Oeste
*
TCU condena dirigentes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia