Recursos serão investidos em trabalhadores de diversas áreas, de feiras-livres e praças de alimentação
Sete convênios entre a prefeitura de Porto Velho e entidades de capacitação empresarial e qualificação de mão-de-obra do município foram recentemente firmados. Pelos contratos, 1,4 pessoas serão beneficiadas, inclusive pessoas de baixa renda, através de investimentos superiores a R$ 324,5 mil, recursos do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para concretizar seus planos de qualificação capaz de formar mão-de-obra para atender à demanda criada pelas empresas, a prefeitura buscou parceiros com know-how suficiente para preparar pessoas para trabalhar tanto na área urbana como na zona rural do município de Porto Velho.
Firmaram convênios com a prefeitura Sebrae/RO, Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), Escola Senai e Escola de Formação Sindical Chico Mendes.
Os representantes das entidades signatárias dos convênios destacaram as iniciativas que a prefeitura da capital rondoniense vem tomando, demonstrando para qualificar pessoas para atender à nova realidade econômica da cidade.
Os contratos firmados garantem cursos de qualificação no Programa Qualidade no Atendimento ao Turismo (155 pessoas e 42 empresas – bares, hotéis, e restaurantes), Varejo em Movimento (50 empresas das regiões leste e sul de Porto Velho), no Programa de Alimentação (300 feirantes que atuam nas praças de alimentação nas praças Aluizio Ferreira, na rua Vieira Caúla e em feiras-livres.
Pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq), serão oferecidas 560 vagas em várias áreas de capacitação. 410 alunos participantes do ProJovem serão preparados para o mercado de trabalho nas áreas de construção civil e mecânica, beleza e estética, além de administração.