Ibama concede licença prévia para usinas no rio Madeira

A decisão significa que o projeto tem viabilidade ambiental. Agora o empreendimento pode ir a leilão.O vencedor da disputa precisará cumprir 32 exigências para iniciar a obra.

Ibama concede licença prévia para usinas no rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto/legenda: A Cachoeira do Teotônio, que será submersa com a contrução das usinas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira ** O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu hoje (10) a licença prévia para a construção das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, informou a assessoria de imprensa do órgão federal. A decisão significa que o Ibama concluiu que o projeto tem viabilidade ambiental. Com isso, o empreendimento pode ir a leilão. O vencedor da disputa precisará cumprir 32 exigências para iniciar a obra. Entre elas, segundo o Ibama, um conjunto de programas de monitoramento sobre sedimentos (partículas carregadas pelas águas), reprodução de peixes e nível de mercúrio (metal pesado perigoso à saúde humana). As duas usinas que o governo federal quer construir no rio somam 6.450 megawatts – aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país, e 8% da demanda nacional, segundo cálculo do governo. Pelo projeto, as represas alagarão área proporcionalmente pequena e não controlarão a vazão do Madeira. *VEJA TAMBÉM: * Comitê Pró-Usinas do Madeira apresenta propostas ao ministério das Minas e Energia e ao IBAMA * USINAS DO MADEIRA: Problema ou solução? – Confira especial da Agência Brasil
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS