Consórcio entra com recurso contra vencedor de Jirau

Consórcio entra com recurso contra vencedor de Jirau

Consórcio entra com recurso contra vencedor de Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Consórcio Jirau Energia, formado por Odebrecht, Furnas, Cemig e o fundo de investimento de Santander e Banif, entrou com recurso administrativo na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para contestar a habilitação do Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Cesb), liderado pela franco-belga Suez. O Cesb foi o vencedor do leilão da Hidrelétrica de Jirau - a segunda usina do Rio Madeira -, realizado em maio. No recurso, protocolado nessa última sexta-feira (dia 27) na Aneel, o Consórcio Jirau Energia afirma que o vencedor da licitação feriu regras básicas do edital e da lei de licitações. Entre elas estariam irregularidades na apresentação dos documentos de habilitação, certidões com prazos vencidos e falta de documentos obrigatórios, como certidões de insolvência e falência, estabelecidos pelo edital, entre outros erros. No total, o documento, de 13 páginas, expõe sete irregularidades supostamente cometidas pelo consórcio vencedor. Há até a acusação de que a procuração da Suez estaria errada. Conforme o recurso, "na procuração, não há identificação de qualquer dos signatários nem ao longo da procuração nem junto à assinatura aposta, o que inviabiliza a comprovação da titularidade dos poderes para outorgar procuração e, conseqüentemente, a legitimidade do instrumento de mandato". Diante de tais procedimentos, o Consórcio Jirau Energia pediu que a Comissão Especial de Licitação (CEL), da Aneel, inabilite o consórcio vencedor ou submeta o recurso à deliberação da diretoria do órgão regulador. Com o recebimento do recurso, a comissão dever informar ao vencedor do leilão para prestar esclarecimentos em cinco dias úteis. A partir daí a CEL vai avaliar todo o processo. Caso a comissão considere a reclamação improcedente, o recurso vai para a diretoria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS