Faltam 19 dias para os jogos Pan-americanos 2007 no Rio de Janeiro, e Porto Velho se mobilizou para conduzir a Tocha dos jogos Pan-americanos, a exemplo de outras 51 cidades brasileiras. O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu a tocha nesta segunda-feira no aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira.
O revezamento da tocha começou com um passeio de barco pelo Rio Madeira, saindo do porto da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e foi acesa pelo historiador Erson de Menezes, que logo após passou a tocha para as mãos de Dionísio Shocknees.
Atletas e personalidades participaram do revezamento da tocha dos Jogos Pan-americanos na capital rondoniense. Dentre os atletas estão Elissandra Cavalcante, a Nenê, que representou Rondônia em duas Olimpíadas pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Marinalva da Costa, Guiilherme Fronho, e Vanessa Bisconsin, dentre outros que ganharam medalhas de ouro para o Estado e para a capital.
O ex-prefeito Jacoob Atallah, o historiador e escritor Esron Penha de Menezes, Dionísio Shockness, pioneiro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o cronista desportivo Valter Santos e o jornalista Euro Tourinho estão entre as personalidades que também carregaram a tocha.
Segundo o secretário municipal de Esportes Emerson Castro “A tocha representa a união entre os povos, saúde, união, fraternidade e espírito esportivo. Ela vai proporcionar a divulgação positiva de nossa cidade para os 42 países que vão participar do Pan no Brasil, com transmissão ao vivo de áudio e vídeo”, relatou.
Trajeto
A tocha percorreu as Avenidas Sete de Setembro, Jorge Teixeira, Imigrantes, Calama, Presidente Dutra, Rua Pio II, Avenidas Farquar e Pinheiro Machado, Rua Rafael Vaz e Silva, Avenidas Carlos Gomes e Rogério Weber até a Praça das Caixas D’água e Rua Dom Pedro II, até o Palácio Tancredo Neves, sede da Executivo Municipal, onde haverá um grande show musical com artistas locais.