A Universidade Federal de Rondônia (Unir) firmou convênio com o Programa de Pós-Graduação em Direito, da Faculdade de Direito, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), para oferecer aos seus docentes o curso de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado.
O objetivo do convênio, segundo o professor doutor José Januário de Oliveira Amaral, reitor da Unir, é qualificar o corpo docente da instituição. “No total, oito professores do departamento de Direito da Unir dos campi de Cacoal e Porto Velho serão beneficiados com o doutorado. Quatro docentes já iniciam o curso em agosto deste ano, e os outros quatro a partir de fevereiro de 2008”, explica Januário.
Segundo o professor mestre Delson Fernando Xavier, coordenador da pós-graduação latu sensu em direito da Unir, o curso de doutorado da Uerj é uma referência no Brasil e exterior, tendo recebido nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (Mec). “Este doutorado será uma experiência única para os docentes da Unir, pois os colocará em contato com pesquisas de ponta na área de direito”, avalia Delson.
O curso de doutorado em Direito da Uerj tem quatro áreas de concentração: direito civil, direito da cidade, direito internacional e direito público. O professor Januário afirma que a intenção é fazer com que os oito docentes fiquem na mesma área de concentração. “Isso contribuirá para que a Unir possa ter, futuramente, seu próprio curso de mestrado em direito. A qualificação dos docentes é um ponto fundamental de nossa gestão”, finaliza o reitor.