Eletricitários de Rondônia decidem entrar em greve dia 19

Eletricitários de Rondônia decidem entrar em greve dia 19

Eletricitários de Rondônia decidem entrar em greve dia 19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Assembléia Deliberativa realizada quarta feira, 13 na sede regional da Eletronorte e também na quinta feira,14, na sede da Ceron os eletricitários decidiram pelo protesto de um dia de paralisação, na próxima terça feira,19. Somente vão funcionar os serviços essenciais. As Assembléias foram convocadas para apreciação e aprovação da contraproposta apresentada pela diretoria da Eletrobrás ao setor elétrico. Durante as Assembléias também foi discutida e deliberada a contraproposta da pauta específica da categoria. Os participantes ainda discutiram e deliberaram sobre os encaminhamentos do Comando Nacional dos Eletricitários referentes ao ACT. Os dirigentes do Sindur e do Senge, bem como a categoria dos eletricitários consideraram a contraproposta “frustrante” e tanto a proposta da Eletrobrás e da Eletronorte, foram rejeitadas. Com a aprovação da maioria ficou decidido pela paralisação da categoria a partir da zero hora do próximo dia 19 de junho, terça feira, diferente da paralisação nacional, por causa do feriado do dia dos evangélicos, no dia 18 segunda fira. No restante do país, os eletricitários vão parar na próxima segunda feira.
Trabalhadores querem um ACT justo
A terceira rodada de renegociação realizada dia 5 de junho, em Brasília, entre o CNE e a Direção da Eletrobrás mais uma vez frustrou os trabalhadores, como já tinha acontecido nas duas outras ocasiões, devido a contraproposta insuficiente apresentada pela holding, muito aquém do que os trabalhadores reivindicam e consideram como aceitável. No que tange aos itens econômicos o grupo ofereceu 4% de reajuste, sendo 1% para ganho real, 3% nos benefícios, abono de 5% da remuneração mais parcela fixa de 500 reais somente em dezembro, o que na verdade não passa de uma simples reposição de um acumulado de perdas de 1 ano, e a unificação dos interníveis em 2,5%. O Dieese, órgão que vem prestando assessoria ao CNE, também presente a reunião, classificou a proposta como muito ruim, pois de acordo com estudos feitos muitas categorias já fecharam seus ACTs com índices melhores, como por exemplo, os vigilantes e a construção civil, comprovando que existe espaço para um percentual maior nesta negociação.
Cláusulas sociais: na estaca zero
Além de apresentar esta proposta rebaixada em relação aos anos anteriores a direção da Eletrobrás não quis pactuar sobre uma série de reivindicações de cunho social que são fundamentais para os trabalhadores, como auxilio materno-infantil e educacional, plano de sucessão e retenção do conhecimento, unificação do adicional de penosidade e dos benefícios, auxilio alimentação, dentre outros que compõe a nossa pauta.
CCE-09: a discriminação continua
A CCE-09 foi também mais uma vez ignorada na reunião, com o mesmo discurso de sempre, alegando que não depende da direção da Eletrobrás a fim deste entulho autoritário. Ora companheiros (as), nós temos a compreensão de que se houvesse vontade política essa norma poderia ter sido extinta há tempos. Mas não, preferem continuar discriminando milhares de trabalhadores em todo país. O CNE voltou a alertar que enquanto não houver a extinção da CCE-09 uma série de ações continuaram a acorrer nas empresas, pois esta é uma bandeira de luta fundamental para os eletricitários de todo país.
Distribuidoras Federais: mais discriminação
No que diz respeito as empresas distribuidoras federais de energia a proposta foi vergonhosa: 3% de reajuste, 5% de abono na remuneração mais parcela de 125 reais em dezembro. Ou seja, um insulto aos trabalhadores. Fato que indignou aos companheiros que estiveram presentes com a expectativa de um avanço nas negociações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS