Em julho, a população de Porto Velho terá a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito das flores e da sua importância no nosso dia-a-dia. Trata-se do 1° Festival de Flores e Plantas de Holambra, que começa no dia 10 e termina no dia 20 de julho, no Ginásio Cláudio Coutinho, das 9 às 21 horas. A promoção do evento é da União do Vegetal, entidade que trabalha pelo desenvolvimento espiritual do ser humano e também realiza projetos sociais.
Para entender o evento é preciso saber primeiramente que Holambra é uma cidade do interior de São Paulo, localizada a 45 km de Campinas. Como o próprio nome sugere, moram muitos descendentes da Holanda em Holambra. Lá, eles desenvolveram uma excelente técnica de plantio de plantas diversas.
Ao percorrer a feira, além das rosas, orquídeas, violetas, jasmins, lírios, cravos, bromélias, bonsais, samambaias, cactos, begônias, tulipas e tuias, o visitante também irá encontrar plantas bem exóticas. Além de apreciar as flores em si, o público ainda pode visitar estandes de artesanato, vasos de cerâmica, adubos, ervas medicinais e pedras de jardinagem.
Segundo José Carlos Garcia, um dos organizadores da feira, o Festival das Flores de Holambra é reconhecido nacionalmente e já ocorre em várias capitais brasileiras. Agora, pela primeira vez, vem para se incorporar ao calendário cultural da capital rondoniense.
"Esta é uma boa oportunidade para a população conhecer um pouco mais a respeito das flores e plantas. Sem dúvida, a beleza e os preços bem acessíveis da produção serão um sucesso e vai ser difícil alguém sair do evento sem uma plantinha”, garantiu Garcia.
Além do ambiente florido e perfumado, o Festival também oferece uma programação cultural diversificada, com shows artísticos durante os dez dias de evento. A entrada é gratuita.