Carlos Minc e Cassol acertam parcerias para preservação e desenvolvimento sustentável da floresta
No final da tarde desta terça-feira (10) o governador Ivo Cassol, acompanhado do senador Expedito Júnior e do deputado federal Moreira Mendes, reuniu-se com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em Brasília. Foi o primeiro contato pessoal entre os dois, e o resultado foi positivo, afirmou Cassol.
Segundo o governador “devido a declarações do ministro antes mesmo de tomar posse oficialmente, ficou a impressão de que, além de não conhecer a realidade da Amazônia, iria continuar prejudicando os interesses de Rondônia”, mas esta impressão foi desfeita após a reunião.
Durante mais de uma hora foram tratados assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável do estado, inclusive parcerias entre o Ministério e o Governo para resolver as questões de fiscalização ambiental e manejo sustentável da floresta.
“Nós mostramos ao ministro que o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, possui um excelente controle de monitoramento do desmatamento no estado, que nós estamos fiscalizando e combatendo com rigor. Os números que o INPE divulgou recentemente estavam errados, e isso foi comprovado mais tarde, não somos bandidos”, disse Cassol durante a reunião, criticando a “Operação Arco de Fogo”, que fechou madeireiras e causou grande desemprego no estado e praticamente parou o município de Machadinho D’Oeste.
O governador também explicou, para surpresa de Carlos Minc, que desde o início de seu primeiro mandato, em 2002, encaminhou propostas de parcerias ao Ministério, mas nunca firmou qualquer convênio, pelo contrário, e que Rondônia jamais recebeu recursos nesta área, pois tudo o que foi feito no setor ambiental foi com recursos próprios da administração estadual.
Ficou acertado que o Governo do Estado encaminhará projetos de parceria na área ambiental para trabalhos em conjunto de fiscalização, preservação e desenvolvimento sustentável da floresta. “Este primeiro encontro serviu para nos conhecermos pessoalmente, vamos trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do estado respeitando as leis ambientais” finalizou Cassol.