Comissão aprova relatório que reduz impostos para produdor de leite

Comissão aprova relatório que reduz impostos para produdor de leite

Comissão aprova relatório que reduz impostos para produdor de leite

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Reforma Agrária e Agricultura do Senado aprovou hoje relatório do senador Expedito Júnior ao Projeto de Lei nº 4/2007 que beneficiará os produtores de leite em todo o país. Trata-se da proposta que reduz a zero a alíquota do IPI nos insumos (adubos, vacinas, tratores, sementes, etc.) máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, além de partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, quando adquiridos na produção de leite. Rondônia é o oitavo Estado produtor no Brasil, com 2,51%, e o primeiro na região Norte, com 40% do leite produzido na região. Expedito Júnior apresentou duas emendas para melhorar a proposta. Quando estudou o assunto, o senador percebeu apenas a isenção de IPI seria irrelevante porque a quase totalidade dos insumos e bens de capital utilizados na produção de leite são não-tributados ou tributados à alíquota zero do IPI. Por essa razão, Expedito Júnior propôs alterar o projeto para que a isenção recaia sobre o PIS/PASEP e COFINS que incidem sobre a aquisição de alguns insumos e bens de capital às alíquotas de 1,65% e 7,6%, respectivamente. “Acredito que o fornecedor irá reduzir o preço de venda de insumos e equipamentos ao produtor de leite na proporção em que essas contribuições compõem o custo do bem, preservada a sua margem de lucro. Isso permitirá a redução do custo de produção de leite, importante setor da agropecuária brasileira”, afirmou o senador. A produção de leite no Brasil vem continuamente crescendo nos últimos 25 anos. Em Rondônia é tipicamente familiar e a maioria dos produtores mora no próprio estabelecimento rural. Para Expedito Júnior, a aprovação do projeto contribuirá para a redução do custo de produção de leite e para o aumento da competitividade da pecuária leiteira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS