Com o objetivo de descobrir as dificuldades de conhecimento dos trabalhadores de cada empresa e sensibilizá-los sobre os perigos e como prevenir a tuberculose, Aids, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), drogas, alcoolismo e tabagismo, o Sesi está implantando o Projeto Pesquisa em Revista em 24 empresas de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, atendendo 3.025 funcionários. As ações são desenvolvidas com recursos aprovados pelo Departamento Nacional.
De acordo com a criadora e coordenadora do projeto, Cláudia Rosiani Ottoboni Camata, a Pesquisa em Revista tem uma metodologia diferenciada e visa traçar o perfil do conhecimento do industriário em Rondônia, reduzir o absenteísmo na empresa, melhorar a qualidade de vida do trabalhador e mudar a metodologia de trabalho do Sesi e das empresas. “A disponibilidade de informação apoiada em dados reais e confiáveis é essencial para que o Sesi conheça o nível de informação dos trabalhadores das empresas”, comentou a coordenadora.
Os trabalhos iniciaram esta semana em Porto Velho. Segundo Cláudia Camata, durante nove semanas os funcionários vão receber uma revista, que terá informações sobre uma destas doenças, dados, brincadeiras e quatro páginas com perguntas, que o funcionário deverá responder sem auxílio e em seguida destacar as folhas e colocar na urna do Sesi.
"Na próxima revista, o funcionário recebe todas as informações sobre a doença pesquisada e fica sabendo se respondeu corretamente, além de levá-la para casa para passar as informações para familiares e amigos”, explicou Cláudia Camata.
O primeiro tema que o Sesi vem trabalhando é sobre a tuberculose, que atinge atualmente 45 milhões brasileiros, sendo que em Rondônia foram notificados, no último ano, 504 casos novos. “A revista, além de passar os dados para que os funcionários se conscientizem da situação do País e do Estado, alerta sobre prevenção, sintomas e a importância do tratamento”, informou a coordenadora.
As próximas ações serão realizadas em Ji-Paraná (4 de junho), Cacoal e Rolim de Moura (11 de junho) e Vilhena (14 de junho). “Após o trabalho será realizado o pós-teste com perguntas sobre todos os assuntos para em seguida ser realizada uma tabulação que será entregue em uma confraternização para os empresários”, finalizou Cláudia Camata.