O Sebrae em Rondônia participou na manhã desta quarta-feira (30), no comando do Corpo de Bombeiros Militar, em Porto Velho, de atividades alusivas ao Dia do Desafio, data em que, em todo o mundo, voluntários e empresas entregam a instituições filantrópicas ou de combate à pobreza e à miséria donativos, contribuindo para a redução das desigualdades sociais existentes.
Na ocasião, a diretoria e funcionários do Sebrae entregaram alimentos não perecíveis que serão, posteriormente, distribuídos a famílias atendidas pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (Coep), numa ação que contou também com a Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro).
A entrega contou com a participação de soldados do Corpo de Bombeiros, funcionários do Sebrae e crianças estudantes do colégio pré-escolar Tiradentes, mantido pela Polícia Militar. Na oportunidade, os presentes foram convidados, por alguns minutos a praticar exercícios físicos e a assistir a simulação de atendimentos de primeiros-socorros.
Porto Velho, capital de Rondônia, este ano concorre com a cidade boliviana de Cochabanba, numa ação que se realiza há 12 anos. “Constatamos, aqui, que o voluntariado é uma ação eficaz de solidariedade, mobilizando trabalhadores e comunidade na arrecadação e doação de alimentos e agasalhos para doar a alguma entidade social. No caso nosso, ao Coep”, disse o diretor-técnico do Sebrae, Hiram Rodrigues Lea.
Vários outros parceiros do Coep, em várias localidades de Porto Velho e do restante do país, estão na mesma ação neste exato momento. "O Dia do Desafio, antes de uma competição sobre que mais arrecada donativos para carentes serve para mostrar que o voluntariado funciona, assistindo a quem necessita, independente do resultado oficial de que país ou cidade vence”, argumentou Maria Helena Cruz Magalhães, secretária-executiva do Coep em Rondônia.
Para o comando-geral de Bombeiros Militares, o Sebrae é parceiro em várias outras ações da corporação (solidariedade e voluntariado) e, juntos, “estamos desencadeando uma ação de empreendedorismo, o empreendedorismo social”, disse o tenente-coronel Caetano.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Porto Velho sedia Conferência Estadual da Mulher
*
Resultados da prova da OAB devem sair na sexta-feira