Pacientes com doenças terminais podem requerer benefício junto à Caixa.

Pacientes com doenças terminais podem requerer benefício junto à Caixa.

Pacientes com doenças terminais podem  requerer benefício junto à Caixa.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A legislação no Brasil estabelece alguns benefícios aos trabalhadores. Um deles é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado pelo Governo Federal com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Outro benefício é o PIS, também estabelecido em âmbito federal, que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, objetivando ainda uma melhor distribuição de renda. “O cidadão brasileiro, que possui inscrição no FGTS e PIS e dinheiro nessas contas acumulado ao longo de sua vida de trabalho, pode solicitar o saque desses valores em casos de doenças graves”, explica o advogado Alberto Germano, do site SOS Paciente (www.sospaciente.inf.br). “A lei estabelece essa possibilidade para o portador do vírus HIV, pessoas com câncer ou que passaram a sofrer de invalidez permanente ou, ainda, que chegaram a estágio terminal por causa de doença grave”, completa o especialista. Para entrar com processo para fazer esses saques, a documentação necessária varia de caso a caso, mas inclui alguns itens básicos, como documento de identificação com foto, carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, além de atestado, devidamente assinado e carimbado com os dados do médico que acompanha o tratamento do paciente. “O atestado deve conter o nome da doença e o código da CID - Classificação Internacional de Doenças e todos os detalhes do estágio da evolução do quadro clínico”, esclarece Dr. Alberto Germano. Tanto os saques do PIS e do FGTS devem ser requeridos junto às agências da Caixa Econômica Federal. “Nem sempre o dinheiro obtido representa uma grande soma, pois depende da história de vida do trabalhador, mas pode diminuir a pressão financeira em momentos de fragilidade emocional”, alerta o advogado. Para saber detalhadamente como proceder para obter esse benefício e todos os documentos e trâmites burocráticos, o interessando deve obter mais detalhes junto à Caixa. Orientações estão disponíveis também no site www.sospaciente.inf.br. Sobre o site O SOS PACIENTE (www.sospaciente.inf.br) é um canal de orientação, criado especialmente para fornecer informações aos portadores de doenças graves ou crônicas, ou os responsáveis por cuidar deles, a respeito dos direitos que estas pessoas possuem e que estão garantidos por lei. A iniciativa de criação do site é do advogado Alberto Germano, Especialista em Direito à Saúde e Direito do Consumidor.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS