Complexo do Madeira pode sofrer novo atraso

Complexo do Madeira pode sofrer novo atraso

Complexo do Madeira pode sofrer novo atraso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alteração no projeto da Usina do Jirau deverá causar mais atraso no início das obras BRASÍLIA, 30 de maio - A proposta da mudança do local de instalação da usina de Jirau poderá comprometer o prazo de entrega do complexo hidrelétrico do rio Madeira. A licença prévia emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permite a instalação da usina de acordo com localização prevista no edital do leilão. O projeto do grupo vencedor, Suez Energy, pretende alterar em nove quilômetros o local previsto para o empreendimento. O objetivo é de utilizar a queda d’água da Cachoeira do Inferno, em vez da de Jirau, que trará uma maior produção energética. Com a mudança física do empreendimento o estudo de impacto ambiental (EIA –RIMA) terá que ser revisto pelo Ibama, já que as áreas alagadas e o impacto socioambiental serão modificados. Segundo o deputado federal, Moreira Mendes (PPS-RO), o possível atraso da obra reafirma a necessidade da construção do gasoduto Urucu-Porto. Para ele, a construção do gasoduto na região seria uma fonte alternativa para a produção de energia, além de criar empregos e trazer investidores para o Norte. Enquanto as usinas do Madeira não ficam prontas, o governo federal poderia investir na construção do gasoduto. “A viabilização do gás e os parceiros para a construção do setor privado já estão consolidados, o que falta é o governo federal priorizar a obra”, afirmou o deputado. O duto seria uma opção de energia mais barata, além de reduzir a emissão de gases poluentes produzidos pelas térmicas que geram energia elétrica movida à queima de óleo diesel para a região Norte. Na bacia petrolífera de Urucu já foi comprovada que há reservas de gás suficiente para atender a demanda da região. Assim, se o governo liberasse o início das obras hoje, o gasoduto Urucu – Porto Velho ficaria pronto em 2010.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS