Estudantes de Rondônia têm palestra sobre ética

Estudantes de Rondônia têm palestra sobre ética

Estudantes de Rondônia têm palestra sobre ética

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudantes rondonienses vêm conhecendo, em atividade extracurricular, o que é e o que representa a ética na vida individual e em sociedade. E a escola é um núcleo social fundamental nesse processo para difusão da cultura ética. O trabalho vem sendo feito junto a alunos de ensino médio de várias escolas públicas e particulares. Uma das últimas foi a Major Guapindaia, onde 700 estudantes de Porto Velho (RO),assistem durante toda a quinta-feira (21) à palestra "Aprendendo a falar de ética", ponto considerado fundamental na formação dos jovens, pois debate conceitos e definições, mostrando que toda ação provoca uma reação da postura ética. A ação faz parte da agenda da organização não-governamental (ONG) Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Foi criada em 1919, nos Estados Unidos, e a ética é um de seus dezoito programas sobre comportamento. "O melhor lugar para se tratar o desenvolvimento ético é na escola, e nós temos encontrado uma abertura muito boa nesse segmento", explica Victor Paiva. Ele defende a crença de que, falando-se de ética, "planta-se uma semente que gera frutos como um código de ética, tendo como premissas relações mais saudáveis respeitosas entre as pessoas". A escola Major Guapindaia, juntamente com outras públicas e privadas, a exemplo de Barão de Solimões, Classe A, Castelo Branco e Objetivo, está no programa desde sua implantação em Rondônia, em 2006. "Além do conhecimento e da formação individual, que tradicionalmente se aprende na escola, o estudante tem, com o programa "Aprendendo a falar de ética", porque o aprender pedagógico também desperta a ética, mas ter um dia específico par tratar essencialmente dela, é uma ajuda fundamental da Junior Achievement, influindo como um reforço", disse a vice-diretora da Major Guapindaia, Valcélia Sampaio Peres. Voluntários As palestras e trabalhos em grupos com os estudantes sobre a ética são desenvolvidas por voluntários. "A proposta da Junior Achievement é mudança de comportamento, despertando o senso de discussão do papel individual no contexto de sociedade. No caso aqui, temos uma ação isolada que provoca conseqüências coletivas, seja para o bem ou para o mal, para o correto e para o errado. Felizmente, a filosofia aqui é o agir bem", diz Kayse Leonel. Ela, além de voluntária, no projeto representa a empresa Brasil Telecom, telefônica mantenedora da Junior Achievement em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS