Confira o regulamento do Amazon Trekking 2007
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1. EVENTO:
*1.1. Enduro a Pé de Regularidade no Município de Porto Velho dia 03 de Junho – I Etapa.
*1.2. Largada (BR-319 – Balsa sentido Humaitá/AM), chegada (Praça da EFMM).
*1.3. Diretor de prova: Sérgio Corvalan (69) 9245-0860.
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2. HORÁRIO E INSCRIÇÕES:
*2.1. Ponto de Inscrição exclusivo SPACE TÊNIS (Avenida 7 de Setembro com Tenreiro Aranha). Outras informações pelos telefones (69) 3221-0030 / 8405-5841 ou pelo site www.rondoniaovivo.com.
*2.2. Ordem de largada: As equipes ficarão sabendo junto à entrega dos kits qual será definido pela organização na hora do breaffing dia 31 de maio no Auditório da FIP/Objetivo às 20hs00.
*2.3. O comparecimento dos participantes no dia do evento deverá ser às 7hs15 na Praça Madeira-Mamoré, onde deverão estacionar com segurança seus veículos e a organização fará o transporte dos participantes em ônibus até o local de largada das equipes. O horário de Largada será 09hs01.
*2.4. Será cobrado para as inscrições antecipadas o valor de R$ 25,00 por participante entre os dias 16 e 26/05. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 30,00 por participante. Caso haja alguma equipe que queira se inscrever no dia do evento, o valor cobrado será de R$ 40,00 por participante. Cada equipe deverá contribuir com 3kg de alimento não-perecível + 1 garrafa mineral Kaiary de 500 ml que será dado destino de reciclagem junto a ASMOCUM – Associação de Moradores e Catadores de Lixo Recicláveis, assim como todo lixo recolhido durante a trilha na prova especial do lixo a ser feito pelas equipes. Quanto aos alimentos arrecadados, estes serão destinados a Associação de Moradores Ribeirinhos São Sebastião, localizado em frente à cidade de Porto Velho na margem esquerda do rio Madeira a qual cederá espaço para o neutral das equipes.
*2.5. A largada da primeira equipe será as 09hs01 (nove horas e um minuto), o da segunda equipe às 09hs02 e assim sucessivamente, com 1 minuto de intervalo entre as equipes, ou em intervalos determinados pela organização.
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3. PARTICIPAÇÃO:
*3.1. Aberta à participação de 100 equipes.
*3.2. As equipes devem possuir no mínimo 3 e máximo 6 integrantes e obrigatoriamente deverão ser “mistas”. Caso haja alguma equipe contendo somente membros do mesmo sexo, ela deixará de estar competindo, mas poderá participar do evento, sem o direito de concorrer a toda e qualquer tipo de premiação e colocação.
*3.3. Idade mínima é de 14 anos completos. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelos pais.
*3.4. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.
*3.5. A organização do Amazon Trekking poderá no início ou a qualquer momento não aceitar mais inscrições de equipes que promovam desordem nos locais de provas, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigram a competição ou qualquer equipe participante.
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4. ROTEIRO:
*4.1. Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.
*4.2. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para paradas, descanso e lanches.
*4.3. Deslocamento: É definido um tempo para cobrir o trecho, onde as equipes não precisam manter a média horária.
*4.4. Provas Especiais: As equipes que passarem pelas provas especiais ganhará bônus se forem definido na própria planilha.
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5. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA:
*5.1. A organização do evento fornecerá os equipamentos caso forem necessários.
*5.2. As equipes devem possuir os seguintes equipamentos obrigatórios: Cantil ou squeeze, saco plástico para lixo, cronômetro, lanche de trilha, kit de 1º socorros, canetas, prancheta pequena, calculadora simples.
*5.4. O vestuário poderá ser: tênis confortável ou bota, calça confortável, bermuda, meios grossas, etc.
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6. PROVA:
*6.1. Serão fornecidas planilhas para todas as equipes no início da prova, com indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolo referência. (se houver ramificação será fornecida planilha complementar do trecho indicado).
*6.2. A Planilha constará de 4 colunas:
a primeira com distância em metros e quantidade de passos,
a segunda para o símbolo referência do sentido a ser seguido,
a terceira com tempo acumulado,
a quarta com informações complementares.
*6.3. As equipes sairão em intervalos determinados pela organização, conforme ordem de largada.
*6.4.. A equipe será punida com 1000 pontos se um dos integrantes estiver sem a camiseta. Não será permitida outra camiseta que não seja do evento.
*6.5. As equipes poderão utilizar camisetas nas cores, branca, amarela, azul ou verde com a propaganda de seus patrocinadores, desde que comunicado aos organizadores.
*6.6. Planilha do Percurso.
*6.6.1. Tempo: Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.
*6.6.2. Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária em cada trecho. (distância em metros)
*6.6.3. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para parada. (descanço, lanches, etc.)
*6.6.4. Deslocamentos: É definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média.
*6.6.5. Referências: Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.
*6.6.6. Provas Especiais: As equipes que passarem pela provas especiais ao longo do percurso ganharão bônus, conforme definido em planilha.
*6.6.7. Planilha de Ramificação: Só terá o percurso de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. No mínimo 1 integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo. A não passagem pelo PC de Ramificação indica a perda de 500 pontos.
*6.6.8. PC Virtual - Ao encontrar o Posto de Controle Virtual, a equipe deve informar a distância do início do Trecho determinado na planilha até aquele ponto. (cada metro errado acarretará na perda de 1 ponto).
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7. APURAÇÃO:
*7.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão, à hora oficial fornecida pelo diretor de prova.
*7.2. O PC (posto de cronometragem ou de controle) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências, onde anotarão os tempos reais de passagem das equipes, se a equipe estiver completa, etc.
*7.2.1. O Posto de controle virtual será um marco, uma placa, ou o posto de controle, dispostos no percurso, ou simplesmente a marcação na planilha. Deverá ser anotada a
distância a partir do marco zero, previamente definida na planilha, até este ponto e entregue para a direção de prova quando solicitado.
*7.2.2. Cada metro anotado a mais a equipe perde 1 ponto, cada metro anotado errado pela equipe, para menos ou para mais.
*7.3. A não passagem em um PC determina a perda de 2000 pontos.
*7.4. A equipe perderá os seguintes pontos na passagem dos PCS:
*7.4.1. 1 ponto por segundo de atraso
*7.4.2. 2 pontos por segundo adiantado
*7.4.3. 500 pontos fixos por equipe se os participantes passarem separados por mais de 1 minuto entre o primeiro e o último integrante.
*7.4.4. Aquela equipe que chegar faltando um integrante na chegada, será desclassificada pela organização.
*7.4.5. O não cumprimento das instruções específicas na planilha acarretará a perda de 1000 pontos fixos.
*7.4.6. O atraso superior a 20 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.
*7.4.7. O adiantamento de 10 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.
*7.3. Será vencedora a equipe que perder menos pontos na soma total dos PCS.
*7.4. A autoridade do PC: ao avistar um PC a equipe participante deverá prosseguir normalmente respeitando a fila de passagem ou seja, não poderá ultrapassar outras equipes no campo de visão do PC.
*7.5. Os PC’s funcionarão até 20 minutos após o tempo de passagem da última equipe.
*7.6. Descarte de PC - a direção de prova poderá a seu critério descartar um ou mais postos de controle durante a prova.
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8. RECURSOS E PROTESTOS:
*8.1. Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até 10 minutos após a chegada ideal do último participante. O recurso deve ser escrito e não verbal, ter a assinatura dos integrantes da equipe e o depósito de duas vezes o valor da inscrição da equipe reclamante. O valor será devolvido se for considerado procedente.
*8.2. O protesto de uma equipe à outra será aceito mediante depósito de duas vezes o valor da inscrição da equipe reclamante e será devolvido se for julgado procedente.
*8.3. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova.
*8.4. Depois de divulgado o resultado oficial no final da prova serão aceitos recursos até 10 minutos após o resultado final.
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9. MOTIVOS DESCLASSIFICATÓRIOS:
*9.1. Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes.
*9.2. Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição.
*9.3. Intimidação verbal ou física contra outras equipes ou aos postos de controle, resgates, pessoal de apoio ou ao diretor de prova.
*9.4. Palavras obscenas e atos ofensivos contra outras equipes ou contra a própria equipe.
*9.5. Danos causados a propriedades particulares.
*9.6. Danos causados a natureza.
*9.7. Empregar atitudes desleais a outros concorrentes.
*9.8. Utilizar na equipe algum acompanhante que não seja membro escrito e não tenha sido autorizado pelo diretor de prova.
*9.9. Usar trena de roda ou medidor de distância com hodômetros.
*9.10. Utilizar mais de 1 integrante de equipes Graduadas na categoria Trekkers.
*9.11. Alterar ou mexer na máquina ou anotações dos PCS.
Não
passar pelo PC ou PV
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1.800
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Tumultuar
o Trabalho do PC
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200
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Não
respeitar a fila no PC
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200
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Não
passar pelo PC de ramificação
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500
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Não
fechar porteiras
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180
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Chegar
com menos de 3 integrantes na equipe
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100
pontos por integrante por Posto de Controle
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Não
trazer alimentos quando solicitado
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200
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Não
largar no horário estabelecido
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500
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11. PONTUAÇÃO DAS EQUIPES:
*Pontuação por etapa disputada conforme normas da empresa realizadora do evento esportivo Enduro a Pé de Regularidade.
*1º col = 40 pontos, 2º col = 37, 3º col = 34, 4º col = 32, 5º col = 30, 6º col = 28,
7º col = 26, 8º col = 24, 9º col = 22, 10º col = 20, 11º col = 19, 12º col = 18,
13º col = 17, 14º col = 16, 15º col = 15, 16º col = 14, 17º col = 13, 18º col = 12,
19º col = 11, 20º col = 10, 21º col = 9, 22º col = 8, 23º col = 7, 24º col = 6, 25º ao 30º col = 5 pontos, 31º ao 40º col = 4 pontos, 41º até o final = 2 pontos como bonificação pela participação da etapa.
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12. VISTORIA E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPETIDORES:
*12.1. Todas as orientações às equipes serão dadas as 8hs30 no local da competição.
*12.2. Os competidores serão identificados pelas fichas de inscrição.
*13. EMPATES
*13.1. Nas Provas: Os Empates serão decididos considerando-se o concorrente que tiver maior número de "zeros" nos postos de cronometragem, caso persista o maior número de "um" e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor da prova.
*14. CATEGORIAS
• *Graduado – Destinada àquelas equipes que além da modalidade de trekking, terão de completar um percurso na prova especial de bike de regularidade uma dupla de cada equipe na segunda etapa do trajeto.
• *Trekker - Destinadas àquelas equipes iniciantes e novatas. Percurso somente de caminhada.
*15. PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
*15.1. As equipes deverão participar de pelo menos 50% das etapas de Enduro a Pé, sendo que haverá soma de pontuação das colocações das equipes nas etapas realizadas e que fizerem maior número de pontuação, conforme suas colocações ao longo da disputa onde receberão a premiação geral de R$ 3.500,00 divididas entre “Graduados” e “Trekkers” seguido de troféus e brindes da seguinte forma:
* Graduado: 1º Lugar – R$ 1.000,00; 2º Lugar – R$ 500,00 e 3º Lugar – R$ 250,00.
* Trekker: 1º Lugar – R$ 1.000,00; 2º Lugar – R$ 500,00 e 3º Lugar – R$ 250,00.
*15.2. As equipes têm um prazo de 10 dias para a retirada dos prêmios. Os prêmios estarão disponíveis na sede da organização.
*15. CASOS OMISSOS
*15.1. Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de Prova.