Cerca de 15 Comissários de Menores, entre efetivos e voluntários, do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO), participaram nos dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), da “Operação Ferrolho”, realizada na Capital. Os trabalhos foram organizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Rondônia (Sesdec), com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A operação teve como objetivo proporcionar a cidade de Porto Velho (RO) e adjacências um aumento da sensação de segurança, com a devida redução dos índices de violência. Ao todo, foram mais de 250 profissionais da área de segurança pública, entre homens e mulheres, trabalhando mais de dez horas, durante esses dois dias de operação, visando coibir a violência na Capital.
De acordo com o Chefe do Comissariado, Almir Rogério, coube ao Comissariado de Menores, fiscalizar estabelecimentos comerciais e fornecer relatórios dos locais, onde pudessem ser encontrados crianças e adolescentes em situação de risco. “Os Comissários foram divididos em duas equipes, para ampliar e intensificar as fiscalizações. Vários comerciantes foram alertados quanto ao cumprimento da Lei 8.069/90, que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a Portaria 001/99 – JIJ/PVH”, ressaltou Almir.
Quanto ao resultado da “Operação Ferrolho”, Almir Rogério fez questão de enfatizar que, o trabalho foi de grande importância, pois conseguimos orientar comerciantes e pais, residentes na a Zona Norte e Sul da Capital, em relação ao cumprimento da lei vigente, que ampara as crianças e os adolescentes, distribuindo cópias da Portaria 001/99 – JIJ/PVH. “Durante toda a operação, apenas dois autos de infração foram lavrados”, conclui.