Em Vilhena, o feriado de 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do município, será comemorado no dia 21, próxima segunda-feira. A antecipação deve-se a emenda à lei orgânica municipal aprovada e promulgada no ano passado pela Câmara de Vereadores de Vilhena.
A emenda à lei orgânica nº 35/06, foi promulgada no dia 16 de abril de 2006. A emenda acresceu parágrafo único ao artigo 153 da lei orgânica do município, que estabelece como feriados municipais, os dias 24 de maio e 23 de novembro (dia da emancipação político-administrativa do município).
O referido parágrafo estabelece que serão comemorados por antecipação, nas segundas-feiras, os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrerem nos sábados e domingos.
Na época a mudança gerou grande polêmica entre empresários representados pela Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv) e os vereadores. Os parlamentares chegaram a sinalizar uma nova alteração na lei a pedido da classe empresarial, mas desistiram da idéia, argumentando que a antecipação dos feriados beneficia tanto a classe empresarial quando a trabalhadora.
Segundo a diretora administrativa da Câmara Celuta Bayer, o feriado na segunda está mantido e não existe nenhuma movimentação na Casa de Leis a fim de alterar a lei que estabelece a antecipação dos feriados municipais.
O Fórum da Comarca, assim como outros órgãos públicos e instituições bancárias, seguirão a orientação da lei municipal suspendendo o expediente na segunda-feira, 21. Já na quinta-feira 24, o expediente será normal.