Com a proposta de definir detalhes para a segunda etapa do Programa de Capacitação Turística, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) realizou nesta quinta-feira (17) reunião com a Fundação Banco do Brasil, responsável pelo repasse dos recursos do convênio de R$ 1,029 milhão assinado em 2005 pelo Governo do Estado com o Ministério do Turismo. De acordo com o superintendente Manoel Serra, a expectativa é de que os cursos aconteçam entre os meses de junho e julho, já que ainda dependem de processo licitatório para escolha da empresa organizadora.
O programa de capacitação, conforme lembrou Manoel Serra, faz parte de um projeto elaborado pela Setur e aprovado pelo Ministério do Turismo há dois anos com vistas a qualificar equipes de profissionais que lidam diretamente com os turistas no Estado. “A execução está sendo feita em três etapas pela Setur numa parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes)”, explicou.
Na primeira etapa, foram capacitados mais de 700 profissionais de Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Machadinho do Oeste, Pimenteiras, Ouro Preto e Guajará-Mirim, contemplando atendentes de hotéis, garçons, camareiras, taxistas, guias regionais, manipuladores de alimentos e bebidas, condutores de trilhas, guias de pesca esportiva, gestores de empreendimentos turísticos, entre outros. Já a próxima deverá beneficiar os profissionais de outros municípios, já que a meta do Governo Ivo Cassol é incrementar o turismo em Rondônia, começando pela estruturação dos pontos atrativos, bem como, preparação do pessoal para um atendimento de qualidade aos turistas.
Manoel Serra ressaltou que os cursos são gratuitos, com direito ao material didático, cujo conteúdo e carga horária serão detalhados no edital a ser publicado até o final deste mês.
As pessoas interessadas poderão procurar a Setur para novas inscrições, que são gratuitas, na Avenida Sete de Setembro, no antigo prédio do relógio.