O resultado do trabalho de 38 artesãos dos municípios de Porto Velho (capital), Guajará-Mirim, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, em Rondônia, será mostrado nesta sexta-feira (18) em desfile com o objetivo de mostrar a empresários, estilistas e à comunidade em geral o potencial criativo desses empreendedores.
O desfile, que ocorrerá às 19h30 na Casablanca Eventos, à avenida Calama, 2029, bairro São João Bosco, em Porto Velho, é resultado de uma parceria entre o Sebrae, através de seu Projeto de Artesanato, e o Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene).
Durante o evento, modelos levarão à passarela 150 peças produzidas de biojóias, resultado de seis anos de trabalho do Sebrae nesses cinco municípios, que teve início em 2001. Este não será o primeiro desfile – a mesma iniciativa foi levada a efeito em 2006, havendo atingido a proposta do projeto.
Além da apresentação das biojóias, com aproveitamento e tratamento de sementes de frutos regionais, o desfile, uma ação de mercado prevista na metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados do Sebrae, terá paralelamente exposição de outros tipos de trabalhos, a exemplo de bordados, crochês, objetos em madeira, cipó, papel reciclado, sabonetes e velas artesanais etc.
“No desfile de biojóias e na exposição de artesanato, que será enriquecida pela participação do Projeto de Sustentabilidade Tecido da Floresta, que irá expor mantas e bolsas confeccionadas à base de látex, leite extraído das seringueiras nas regiões dos municípios de Machadinho do Oeste e Vale do Anari”, diz Maria Tereza de Oliveira Marangon, gestora do Projeto Artesanato do Sebrae nas regiões de Porto Velho, Candeias do Jamari e Guajará-Mirim.
Maria Tereza Marangon explica, ainda, que os convidados a assistir ao desfile terão a oportunidade de receber de uma equipe de atendimento formulários que, sendo preenchidos, darão direito a sorteio, além de receber um catálogo contendo amostra estilizada das peças utilizadas no evento.
“Além da parceria com o Cetene, também contamos com os parceiros internos do Sebrae, como os projetos de artesanato de Ariquemes, Ji-Paraná e Ouro Preto, Sustentabilidade do Tecido da Floresta e Atendimento Integrado”, conclui a gestora do Projeto Artesanato.