Depois de realizar uma série de fiscalizações nas feiras livres que acontecem todos os dias em bairros diferentes de Porto Velho, atendendo à determinação do governador Ivo Cassol de dar garantia ao consumidor com relação ao peso dos produtos, o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de Rondônia agora está colocando uma equipe todos os domingos nas barracas instaladas no Cai N’Água e no Camelódromo.
De acordo com a vice-presidente do órgão, Siomara de Oliveira, o trabalho consiste na aferição das balanças e orientações aos vendedores, já que a reclamação maior dos consumidores diz respeito ao peso dos produtos inferior ao que está sendo pago.
Siomara explicou que a intenção do IPEM não é multar o vendedor (isso só ocorre se houver reincidência), pois o órgão entende que, embora alguns tentem tirar proveito, a maioria sobrevive do que produz e por isso necessitam de melhor orientação para que não sejam flagrados com as balanças adulteradas.
“Percebemos que esse trabalho concentrado tem dado excelente resultado, reduzindo o número de reclamações dos consumidores”, disse a vice-presidente do IPEM.
Siomara de Oliveira ainda informou que a partir da próxima segunda-feira (21) a equipe do IPEM vai iniciar aferições nas bombas de gasolina, começando pelo interior do Estado. “Vale ressaltar, que nossa equipe trabalha o ano todo com ações isoladas em supermercados, feiras livres, postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos”, completou, lembrando que os taxistas também necessitam estar atentos para o período de aferição dos equipamentos que controlam a quilometragem (taxímetro).
Além de recorrer à equipe, composta por um metrologista e um auxiliar, os consumidores também podem apresentar denúncias ou buscar esclarecimentos junto à Ouvidoria do IPEM, através do telefone 0800 647 2777.