Várias empresas que comercializam carne in natura, especialmente açougues, da região sul da cidade de Porto Velho (RO) começam a ter, a partir desta segunda-feira (14) visitas técnicas em que seus proprietários e dirigentes receberão orientações sobre higiene durante a manipulação do produto.
O trabalho faz parte do programa de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, de acordo com o Programa Alimento Seguro (PAS), fundamentado na resolução 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e será executado por Sandra Maciel Faria, consultora técnica do Sebrae em Rondônia.
“Estamos trabalhando, inicialmente, junto a dez açougues, ajudando na implantação de condições básicas de higiene, objetivando oferecer ao consumidor um alimento seguro, reduzindo riscos de contaminação e contribuindo, também, para a saúde pública, já que a carne é produto altamente perecível”, disse Sandra Faria, que já trabalhou a parte teórica com as empresas.
Do início da teoria e o final da capacitação, as empresas estão recebendo informações e sendo orientadas quanto à fase de manipulação de alimentos, higiene pessoal, de equipamentos e utensílios. “Questões como condições de armazenamento, refrigeração, além da situação geral do ambiente da empresa, eliminando pontos críticos, em busca de conformidades”, explica a consultora do Sebrae.