Amazonas - Produção de biodiesel pode ajudar na preservação da Amazônia

Amazonas - Produção de biodiesel pode ajudar na preservação da Amazônia

Amazonas - Produção de biodiesel pode ajudar na preservação da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Edson Barcelos, afirmou nesta terça-feira (6), que a produção de biocombustíveis na Amazônia ajudará a preservar a floresta, ao contrário do que vem sendo divulgado mundialmente. Barcelos participou do programa "Amazônia em Debate" desta terça-feira (6), do Amazon Sat. A polêmica em torno da produção de biocombustíveis na Amazônia foi o tema do debate, que também contou com a presença do engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Castro. Ele falou sobre suas experiências em pesquisas envolvendo a produção de óleo vegetal a partir de sementes oleaginosas nativas da Amazônia. O professor universitário informou que a região possui um vasto estoque de sementes capazes de produzir biocombustíveis, mas que ainda estão dispersas. "Já foram descobertas até agora mais de cem espécies de oleaginosas, mas a maioria delas ainda não foi pesquisada", destacou. Desenvolvimento e renda Os convidados do "Amazônia em Debate" ressaltaram os benefícios que a produção de biodiesel local pode trazer para a região norte. Segundo Barcelos, a produção de óleo vegetal pode triplicar a renda do caboclo. "Um hectare produz cinco toneladas de óleo vegetal, que chega a render R$ 15 mil, em média, ao produtor", relata. - Além de gerar renda e desenvolvimento para a população local, o biocombustível ainda leva energia de baixo custo a diversas localidades e ainda ajuda a minimizar os efeitos nocivos dos efeito estufa - citou José Castro. Polêmica Durante cerimônia de inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manaus, o presidente Lula deu declarações polêmicas sobre relação da crise dos alimentos com o biocombustível brasileiro. Agora inventaram que vai faltar alimento no mundo porque o biocombustível está tomando o lugar da producão de alimento. É sacanagem de quem não tem competência para competir com o Brasil - disse Lula. Edson Barcelos disse ser a favor da posição do presidente Lula e ainda completou: "Quando falamos em produção de óleo vegetal na Amazônia não pensamos em desmatamento. A área necessária para produzir combustível suficiente para sustentar diversas cidades do Amazonas é bastante reduzida, por isso não há preocupação quanto a devastação da floresta." "Amazônia em Debate" O programa "Amazônia em Debate", do canal regional Amazon Sat, vai ao ar ao vivo todas as terças-feiras, às 19h40, horário de Manaus. As discussões são sempre ligadas à temas regionais, trazendo convidados e temas de todos os estados que integram a Rede Amazônica de Rádio e Televisão: Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Amapá.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS