O governador Ivo Cassol recebeu no início da noite desta quinta-feira(03), na Base Aérea de Porto Velho, o Ministro da Fazenda Guido Mantega. A aeronave que trazia o ministro vinha de Quito, no Peru, e fez uma escala técnica para reabastecimento.
Ao saber que Mântega estaria na capital, Cassol se dirigiu à Base Aérea para tratar da transposição dos funcionários do ex-território de Rondônia para o quadro federal.
“Trata-se de uma dívida do Governo Federal para com o estado de Rondônia. Todos os ex-territórios já fizeram a transposição, e nós estamos pagando uma dívida que não é nossa, são mais de 30 milhões de reais por mês, quase 400 milhões por ano, que poderiam ser investidos em escolas, estradas e outras obras que tanto precisamos”, disse Cassol ao Ministro.
Mântega ouviu atentamente as colocações do governador e prometeu apoio ao projeto em tramitação na câmara federal, inclusive deverá estar presente na próxima reunião do Governador Cassol com Presidente Lula, na próxima semana. “Trata-se de uma proposição justa do Governo de Rondônia”, disse o Ministro.
Após o encontro ficou agendado uma nova reunião na capital federal, quando o governador irá levar os dados completos do custo que o povo de Rondônia está pagando por ainda não ter sido efetivada a transposição. “Serão 15 mil funcionários públicos diretamente beneficiados, e a economia que faremos será importantíssima para o crescimento do estado”, finalizou Cassol ao se despedir do ministro por volta das nove da noite.