Carente de eventos culturais relativos ao incentivo à leitura e a formação de um público leitor em Rondônia, foi lançada oficialmente na noite de terça-feira (01) a 1ª Feira de Livros de Porto Velho, que abre uma nova possibilidade não só ao incentivo, mas também ao mercado editorial, com a exposição de empresas do ramo e institutos que trabalham com a educação.
Montada no espaço do Bingool Clube (
avenida Rogério Weber, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia), a entrada é franca e a Feira terá uma programação variada e cheia de atrações.
Além de oficinas culturais contará com concurso de poesias, sorteio de livros, apresentação de corais, workshops e venda de livros a preços promocionais que variam de R$ 1,00 à R$ 3,00.
Os stands estão dispostos no espaço em simulações de ruas que são nominadas em homenagem a escritores regionais, como Amizael Silva e Vitor Hugo, assim como Machado de Assis, primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
A 1ª Feira de Livros de Porto Velho é uma realização da
Documenta.com, com apoio do Senac, Semed (
Secretaria Municipal da Educação), Prefeitura Municipal de Porto Velho e Governo do Estado. O patrono do evento é o presidente da Academia Rondoniense de Letras, psicólogo e escritor Aparício Carvalho.
ATRAÇÕES
A Feira abre para o público hoje (02) de 09h00 da manhã até às 22h00 e será encerrada domingo (06).
Nesta quinta-feira (03), no final da tarde, está prevista a chegada de duas atrações da programação: o professor de língua portuguesa Pasquale Cipro Neto, que mantém o programa “Nossa Língua Portuguesa” (
na TV Cultura) e um blog no UOL dando dicas de gramática; e Gabriel, O Pensador, compositor, rapper e escritor, que foi premiado em 2006 com o prêmio Jabuti de melhor livro infantil pela obra “Um Garoto Chamado Rorbeto”.
No dia 04, sexta-feira, estarão ocorrendo palestras com Emanuel Gomes e Flávios Moraes, escritores de Rondônia.
CERIMÔNIA
Na noite de terça-feira foi realizada a cerimônia de abertura, onde foram apresentados os organizadores da Feira: Nelson Nevoni, Ednéia Aidá e Sirlaine Galhardo, da
Comunica.com, além do patrono do evento, o presidente da ARL(
Academia Rondoniense de Letras), Aparício Carvalho, o secretário municipal Carlos Gadelha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócio e Econômico, representando a Prefeitura de Porto Velho, Fátima Ferreira, representando a a secretária Epifânia Barbosa, da Semed (
Secretaria Municipal de Educação), Gisele Araújo, diretora administrativa do Senac e Iranir Bento, da FASER, representando o Governo do Estado.
Aparício Carvalho agradeceu a homenagem e destacou sua satisfação pela realização da Feira, pois para ele representa um estímulo à leitura e abre um canal para formação de um público leitor.
“Eu vejo esse evento como uma grande iniciativa para que o Estado abrace a causa e organize uma gigantesca feira que abranja todo o Estado. E em nome da Academia Rondoniense de Letras eu agradeço pela oportunidade que a Feira está dando na divulgação de escritores e acadêmicos da terra, gente como os historiadores Abnael Machado de Lima e Matias Mendes”, disse Aparício.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Diretor da FIMCA homenageado na abertura da 1ª Feira do Livro de Porto Velho
*
Festival Beneficente facilita acesso a Feira do livro com apoio do Estado