Renúncia de Neodi ainda é somente especulação na ALE/RO

Renúncia de Neodi ainda é somente especulação na ALE/RO

Renúncia de Neodi ainda é somente especulação na ALE/RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O anúncio divulgado pela imprensa nesta segunda-feira(28), de que o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) iria renunciar ao cargo de presidente do Poder Legislativo, por enquanto não passa de especulação. Apesar de ter afirmando na noite de ontem, por telefone, a um jornalista da capital que estava bastante chateado e que renunciaria na próxima semana pois está sofrendo muitas pressões, de acordo com sua assessoria de imprensa o presidente permanece no cargo e não tem intenção de renunciar. Os comentários pelo corredor da Casa sobre a suposta renúncia variam desde os reflexos da Operação Arco de Fogo que acabou interditando sua madeireira em Machadinho D´Oeste, até às questões da mídia da ALE e das relações estreitas com o diretor do jornal O Estadão do Norte, preso pela operação Titanic, Mário Calixto e seu irmão Maurício Calixto. Aliado a esta situação crítica junto a opinião pública, há ainda a insatisfação geral dos deputados quando o amplo poder cedido ao secretário geral da Casa, Neucir Batistton, que “manda e desmanda e ainda tenta intimidar os demais deputados plantando falsas notícias na imprensa e pagando espiões para tentar pegar flagrantes de alguns deputados que se opõe ao presidente”, citam alguns assessores parlamentares. Alguns dos seus pares afirmam que não podem comentar nada ou manifestar opinião sobre a possível renúncia, pois só sabem o que foi divulgado pela imprensa. Daniela Amorim (PMDB) chegou a falar que se Neodi sair ou continuar para ela não fará a menor diferença, pois em nada irá mudar suas ações parlamentares. Já Amauri dos Santos (PMDB), o mais claro em sua opinião quanto a possível renúncia do presidente, acha que “se Neodi falou então, ele que renuncie mesmo e assuma o que disse para algumas pessoas”. Amauri ainda vai mais longe e critica o Regimento Interno da Casa que favorece uma ditadura, pois não permite que haja nova eleição. Desta forma continuam os demais membros da mesa Diretora. “Cheguei a apresentar um projeto que mudava essa questão das eleições da Casa, mas fui criticado por uns 15 deputados que foram se lamentar para o governador. Agora eles vêem que eu tinha razão, pois a situação pode ficar ainda pior”. Se Neodi renunciar, assume a presidência até o final do ano o atual vice-presidente, Alex Testoni (PTN). Para não continuar na presidência Neodi também teria que renunciar o próximo mandato de presidente para o biênio 2009/2010 e nesse caso assumiria Miguel Sena. Miguel Sena, de acordo com Amauri, seria melhor para a Casa, porém se Sena também adotar a mesma postura de Neodi que mantém todo o poder em seu controle, também seria bastante pressionado pelos demais pares. “Somos 24 deputados e todos nós temos que ter o mesmo poder. Não podemos permitir que o poder fique apenas na mão de uma pessoa”, desabafa o deputado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS