Todas as repartições públicas do Estado estarão funcionando normalmente, na próxima segunda-feira, véspera do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador.
A medida atende à determinação do governador Ivo Cassol de não decretar ponto facultativo para evitar prejuízos ao atendimento ao público, em função do grande número de feriados nacionais, estaduais e municipais no decorrer do ano.
O governador acredita que assim como o comércio, a máquina pública também sofre grandes perdas com os feriados seguidos ou antecedidos por pontos facultativos. Ele lembrou que só este ano são 10 feriados programados no calendário nacional, que acabam antecedendo ou sucedendo um ponto facultativo por acontecerem numa terça ou quinta-feira, como ocorreu no Carnaval, com a segunda-feira, sem contar o feriado de Tiradentes, que ocorreu em um sábado; e o do Dia do Funcionário Público, que será em um domingo, além dos feriados estaduais, como aconteceu no dia 4 de janeiro, data de instalação do Estado de Rondônia; e os municipais.
Cassol tem afirmado sempre que o trabalho é o degrau do desenvolvimento. E cita seu exemplo que começou ainda criança ajudando aos pais e mesmo hoje sendo o chefe do Executivo estadual logo cedo está no batente e só dorme após cumprir todos os compromissos do dia, que geralmente ultrapassam a meia noite.