Coordenadores, professores e acadêmicos dos Cursos de Odontologia, Farmácia,Enfermagem e Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho –FIMCA em parceria com participaram na manhã de sábado, 28, no Centro Social Madre Mazzarello das atividades do projeto “Dia Mundial da Saúde na FIMCA é para toda vida” prestando atendimento para comunidades dos bairros Pantanal, Esperança da Comunidade e Setor Chacreiro.
Representando a FIMCA estiveram no evento a coordenadora pedagógica, professora Mônica Freiberger, coordenadora de Estágio supervisionado de Odontologia, professora Cristiane Reis, o coordenador de Odontologia, professor Robson Reis, coordenadora de Enfermagem, professora Cláudia Jarina, professora Francimar Leão Torres, do Curso de Farmácia e acadêmicos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Medicina (Liga do Trauma).
As atividades incluíram a realização de exames de Glicemia e Tipagem Sanguínea (Farmácia), oficinas educativas, teatro de bonecos e ações relacionadas ao Trauma, com ênfase em acidentes de trânsito (Liga do Trauma do Curso de Medicina), verificação da Pressão arterial (Enfermagem), aplicação de flúor e escovação orientada e distribuição de kits contendo escova, creme e fio dental (Odontologia).
Segundo a coordenadora do Centro Social Madre Mazzarello, a Irmã e Assistente Social, Roselandy de Souza Vieira o Centro atende cerca de setecentas pessoas daquelas comunidades e que em sua maioria são famílias com baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social. “Tentamos ser um ponto de referência para estas comunidades com o trabalho que realizamos para que estas pessoas reconquistem sua cidadania. Este é o nosso foco principal”.
O Centro, que existe desde 2000, no próximo dia 13 de maio completa sete anos de existência, oferece atividades profissionalizantes, ocupacionais. O trabalho é realizado por voluntários, mas temos também um corpo técnico como a irmão que também é assistente social, uma auxiliar administrativa e mais quatro pessoas para serviços gerais que ajudam na manutenção do prédio.
“Para nós é muito importante esta parceria com a FIMCA através dos Cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Medicina, que vieram aqui para suprir uma das maiores carências desta comunidade, que é o atendimento na área da saúde”. Irmã Roselandy afirmou ainda que o Centro vive de doações, parcerias, projetos e convênios. “A parceria com a FIMCA dá visibilidade ao trabalho realizado pelo Centro e ao mesmo tempo mostra que a Faculdade também pode fazer muito para a comunidade”.
Irmã Roselandy destacou ainda a assessoria prestada pelos professores Robson Reis e sua mulher, Cristiane Reis, ambos docentes da FIMCA, estão ajudando e orientando quanto às instalações do consultório odontológico do Centro.