Enfermeiros mobilizam caminhada em protesto a liminar dada pelo TRF

Enfermeiros mobilizam caminhada em protesto a liminar dada pelo TRF

Enfermeiros mobilizam caminhada em protesto a liminar dada pelo TRF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em protesto a decisão do Tribunal Regional Federal da 1º Região, que determinou a suspensão de artigos da Portaria do Ministério da Saúde que regulamenta a política nacional de atenção básica, enfermeiros e profissionais da saúde juntamente com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e a Arquidiocese de Porto Velho, realização no dia 1º de maio na tradicional “Romaria do Trabalhador” uma passeata em protesto a decisão. A classe, alega que a prática do enfermeiro nos programas de atenção básica é regulamentada pela Lei: 7.498/86 e Decreto 94.406/87 (Lei do Exercício Profissional), como sendo uma atividade compartilhada, exercida nos programas de saúde e rotinas, como também reconhecida pela população usuária do Sistema Único de Saúde – SUS. A decisão impede temporariamente que o profissional graduado em enfermagem não pode prescrever medicamentos, requisitar exames laboratoriais e complementares e fazer diagnóstico clínico dentro dos programas de saúde pública, tais como: Programa de Saúde da Família – PSF, Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PAC’s, Programa de Tuberculose, Hanseníase, Câncer cérvico-uterino e de mama, pré-natal, malária, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Outro ponto questionado pela classe, é em relação ao texto descrito na decisão do TRF que pondera a questão da falta de qualificação profissional do enfermeiro para exercer as atividades nos programas de atenção básica, enfatizando que a falta de habilitação técnica causará uma possível redução no atendimento à população. A enfermeira Albanete, explica que tais procedimentos estão plenamente regulamentados por Lei. Segundo a Enfermeira Ana Meire, o programa de prevenção, diagnóstico e tratamento dos pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis e pessoas portadoras do vírus HIV-AIDS, foi completamente prejudicado, devido à decisão do TRF, os pacientes estão sendo encaminhados para a fila de espera até serem atendidos por um médico especialista. A enfermeira disse ainda que os profissionais que atuam nesse programa foram capacitados pelo Ministério da Saúde na área de Abordagem Sindrômica das DST’s. A passeata acontece no dia 1º de maio na capital, a concentração será as 15h30 h na Paróquia Santa Luzia na rua Algodoeiro, o percurso será na avenida Jatuarana apartir das 16h30h e as 18h30 h acontece uma missa na paróquia São José do Operário. *VEJA TAMBÉM: * Trabalhadores em educação do Estado aprovam indicativo de greve após 15 de maio * Promotoria de Ji-Paraná entrega estudo do Sipam apontando áreas para construção de aterro sanitário no município
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS