O Governo do Estado, mantendo a sua meta de promover o desenvolvimento sustentável, com rigor na preservação ambiental, desencadeou através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com o Ibama, Ministério Público e Batalhão de Polícia Ambiental, uma operação de fiscalização na Floresta Estadual de Rendimento Sustentável de Periquito, localizada no Município de Cujubim, objetivando combater os ilícitos ambientais praticados dentro das Unidades de Conservação.
Na primeira fase da operação, foi realizado um diagnóstico nas Unidades de Conservação, para identificação dos invasores e os possíveis danos ambientais causados naquela região. Nessa segunda fase, realizada na semana passada, os infratores foram autuados pelos danos causados e notificados a deixar o local no prazo máximo de 20 dias, após esse período haverá uma nova operação para retirada das pessoas que insistirem em permanecer no local.
Conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, é uma grande preocupação do Governo do Estado de manter a integridade física de todas as áreas ambientais protegidas por lei, por isso existe uma necessidade de manter os fiscais em constantes operações para evitar a ação predatória de algumas pessoas. “Não estamos omissos e não vamos permitir a invasão em unidades de conservação, pois essas áreas são de preservação ambiental onde não se permitirá a permanência de pessoas no local”, garantiu Pastore.