O Colégio de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil está divulgando a Carta do 44º Encontro Nacional realizado, entre os dias 11 e 14 deste mês de abril, na cidade de Salvador, Capital da Bahia.
A Corregedora-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, acompanhada do juiz auxiliar da Corregedoria do TJ/RO, Ênio Salvador Vaz, participou do Encontro e deliberou com os demais participantes pela elaboração da “Carta de Salvador” cuja finalidade da mensagem é aprimorar as atividades do Poder Judiciário.
A Carta de Salvador recomenda às Corregedorias Gerais da Justiça que, em conjunto com as entidades de classe dos notários e registradores (cartórios extrajudiciais), busquem a formulação de políticas que visem o aperfeiçoamento dos serviços e de registro no âmbito de seus Estados.
A Carta destaca a necessidade de adoção de novas tecnologias para registro de dados em audiências, com sensível redução de tempo e conseqüente ganho de eficiência na sua realização. Relata também a necessidade de adotar meios de acompanhamento virtual das atividades jurisdicionais, assim como, apoiar iniciativas, no âmbito do Poder Judiciário, objetivando a codificação de normas éticas para Magistratura Nacional.
Durante o encontro dos Magistrados que estão no comando das Corregedorias-Gerais do Poder Judiciário, entre outros, palestrou o ministro Antônio de Pádua Ribeiro. Durante a palestra o Ministro convidou todos Corregedores da Justiça Federal, do Trabalho, Militar e Estadual para o 1º Encontro de Corregedores a realizar-se em Brasília, capital do Brasil.